Cultura & Lazer Titulo
Cineasta italiano recebe Leão de Ouro por conjunto da obra
Por Da AFP
01/09/2002 | 16:14
Compartilhar notícia


O cineasta italiano Dino Risi, 84 anos, recebe este domingo o Leão de Ouro pelo conjunto de sua carreira, marcada por filmes críticos quanto ao costumes italianos.

Conversador, culto e irônico, o chamado "príncipe da comédia italiana" receberá o prêmio em uma cerimônia oficial das mãos de Alessandro Gassman, filho do célebre Vittorio e Monica Bellucci.

Estreando em 1940 como assistente de outro grande mestre do cinema, Alberto Lattuado, Risi sempre foi classificado como autor de filmes de segundo escalão e desprezado pela crítica cinematográfica.

Seu inconfundível estilo cômico, às vezes grostesco e beirando o humor negro, no entanto, o transformaram em um dos melhores cineastas do neorrealismo.

"Estou feliz com o prêmio, mas se Gassman estivesse comigo estaria ainda mais feliz", admitiu o idoso realizador, que confessou que não gosto dos próprios filmes e nem de ir ao cinema.

"Eu não só dirigi comédias, apesar da comédia ser a arma ideal para criticar os costumes sem que o espectador se entedie. Como dizia Hitchcock, um filme é como a vida, mas sem os momentos chatos", comentou ainda o cineasta.

"É um escândalo esquecer os grandes mestres", comentou o filho de Gassman, que considera tardia essa homenagem para alguém que marcou a história do cinema.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;