Palavra do Leitor Titulo
Kassábio

Kassábio O PSD (Partido Social Democrático), idealizado por Gilberto Kassab, tem gerado certa perplexidade a diversos analistas políticos, visto...

Por Dgabc
16/08/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Artigo

Kassábio

O PSD (Partido Social Democrático), idealizado por Gilberto Kassab, tem gerado certa perplexidade a diversos analistas políticos, visto que a legenda criada pelo prefeito de São Paulo tem assumido papel de protagonista no cenário nacional nas articulações para as eleições municipais deste ano que, certamente, vão se refletir no cenário nacional de 2014. Os analistas políticos costumam questionar a contradição do novo partido ao apoiar, por exemplo, a pedido da presidente Dilma, o candidato petista à prefeitura de Belo Horizonte, Patrus Ananias e, ao mesmo tempo, coligar-se em São Paulo - inclusive indicando o vice - à candidatura do tucano José Serra.

Sugerem, esses analistas, que o ‘pragmatismo realista' seja sintoma de falta de definição ideológica, ou seja, fisiologismo escancarado. Entretanto, esse julgamento, calcado numa dicotomia esquerda-direita, ignora fatos relativamente recentes no cenário internacional, como a capitulação dos principais defensores da total desregulamentação dos mercados, consequência da crise de 2008, ou seja, desconhecem que o Keynesianismo voltou a moda com toda força, com seu pragmatismo, em que as estratégias são mutáveis em decorrência da mudança da realidade.

Da mesma forma que na economia, na política observando a vivência partidária se constata que os partidos políticos abrigam em seu interior militantes de perspectivas extremamente divergentes. Mesmo os partidos que se propõem a maior ‘afinamento' ideológico possuem filiados que não falam a mesma linguagem. Assim sendo, o prefeito paulistano, na sua grande sabedoria ao imprimir ao novo partido orientação moderada, equidistante dos extremos, está apoiado no bom-senso. Ao contrário do que julgam seus críticos, Kassab mostra coragem de se posicionar politicamente, sem as amarras ideológicas paralisantes, identificando, caso a caso, os projetos merecedores de apoio, e isso é exatamente o que pensam as classes médias do País, formadoras de opinião, que não estão interessadas nas ultrapassadas ideologias intituladas de esquerda ou direita e que apostam no estudo como forma de ascender socialmente, trabalham de forma incansável e acreditam no movimento social que leve a comportamento mais ético à classe política, independentemente de vestir azul ou vermelho.

Miguel Heredia é bacharel e mestre em Economia pela UFF e doutor em Sociologia pela PUC-SP.

Palavra do Leitor

Sem contato

O contato com a Prefeitura de São Bernardo, sobre qualquer tipo de assunto, somente é possível por meio de telefone. Numa época informatizada como a que estamos vivendo, ficar grudado num aparelho telefônico, e em horário comercial, é algo quase que pré-histórico. Os telefones estão sempre ocupados e, no fim, desiste-se de tentar o contato.

Ervin Moretti, Capital

Minicracolândia

Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo, e Geraldo Alckmin, governador, fizeram auê com os usuários de drogas na região chamada de Cracolândia. Trataram uma epidemia que é questão de Saúde pública como caso de polícia? Fizeram uma barbárie! Desceram borrachada, jogaram bomba de gás, verdadeira operação de guerra! O que não fizeram foi tratar a situação como questão de Saúde pública. Hoje, essa população perambula em grupos pela cidade. Mas isso não é privilégio apenas de São Paulo. São Bernardo já tem minicracolândia a 100 metros do Paço Municipal. O poder público precisa reagir urgente numa mobilização articulada com os governos estadual, federal e Ministério Público na implementação de políticas públicas capazes de reverter esse quadro social, que faz mal aos nossos olhos, ao ver nossos irmãos se definhando e o Estado lavando as mãos, omitindo-se do seu papel de guardião dos cidadãos.

Gércio Vidal, São Bernardo

Dilma

O PT está sendo cobaia do próprio vírus. Tudo aquilo que foi e lutou contra, e em razão dessa postura elegeu-se para três gestões presidenciais, tem recebido de volta. A legitimidade da greve de alguns setores do funcionalismo federal não pode receber, principalmente de uma mulher que chegou ao extremo de assaltar banco em prol de causa que acreditava justa, os seguintes ditames e ordenamentos: ‘Endureçam contra os movimentos grevistas' e ‘Temos outras prioridades', isso referindo-se aos professores e alunos sem aulas. Presidente Dilma, muitos desses funcionários federais, bem como seus influenciados, votaram em sua proposta, prometida nos palanques, e não merecem da senhora um simples ‘PT Saudações'!

Cecél Garcia, Santo André

Mensalão

Sobre desconsideração de provas e invocação do colete salva-vidas constitucional, advogados dos réus do Mensalão, na evidente falta de confissão expressa, invocam presunção de fictícia inocência.

Roberto Twiaschor, Capital

Cartão Idoso

Dia 22 de junho, solicitei junto ao Atende Fácil, de São Caetano, a renovação do cartão de autorização de estacionamento para idoso. De acordo com o protocolo recebido, esse cartão estaria à minha disposição a partir do dia 23 de julho. Todavia, após essa data, já estive por duas vezes na Avenida Conselheiro Antonio Prado, 250, local de atendimento para a retirada, mas fui informado de que ainda não estava pronto e que não havia nenhuma previsão para a emissão. Na última vez que estive nesse endereço, dia 6, mais duas pessoas lá estavam com a mesma dificuldade, obtendo a mesma resposta. É inacreditável que numa cidade como São Caetano, considerada de primeiro mundo, a renovação de um mero cartão, que beneficia a centenas de idosos residentes no município, possa demorar quase dois meses! E ainda sem nenhuma previsão para que isso ocorra.

João de Almeida, São Caetano




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;