Memória Titulo
Pauta 2010: o rádio no Grande ABC no início da década de 1980

Memória de hoje volta 30 anos no tempo e reproduz a confraternização de fim de ano da equipe da Rádio Diário realizada em 26 de...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
02/01/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Memória de hoje volta 30 anos no tempo e reproduz a confraternização de fim de ano da equipe da Rádio Diário realizada em 26 de dezembro de 1979. Nos valemos da coluna social de então, chamada Coluna S e assinada pelo jornalista Chiquinho Palmério.

Ao jantar, realizado no hotel Pampas, em São Bernardo, compareceu Chiquinho e Celso Lima, o repórter-fotográfico do Diário que cobria os eventos sociais.

A Rádio Diário vivia um momento de transição. Investia nos programas de variedades, trazendo nomes importantes do cenário artístico. À equipe de jornalismo, comandada por Paulo César e que tinha os Craques do Rádio (Rolando, Lavrado, Jurandir e tantos mais) juntavam-se agora nomes como a da cantora Edith Veiga, de fama nacional. Chiquinho Palmério escrevia: "1980 será um ano de grandes realizações na Diário". Vamos conferir.

NAS ONDAS DO RÁDIO

USP FM (93,7). Memória. Glórias do Brasil - para reviver antigo programa de rádio. Produção e apresentação: Milton Parron. Trabalhos técnicos: Cido Tavares. Hoje, às 9h.

TRIANON AM (740). Quinta Avenida. Hoje: gravações com a big band do clarinetista Artie Shaw e dos cantores Engelbert Humperdinck, Anne Murray, Matt Monro, Joni James, Al Hibbler, Sarah Vaughan, Frankie Laine e Lena Horne; amanhã: raras gravações da banda militar do Major Glenn Miller entre 1943 e 1944. Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga, com Marcelo de Almeida; coordenação: Lucas Neto. Hoje, às 19h; amanhã, às 9h. Na internet: www.comercialderadio.com.br e www.quintaavenida.mus.br

ELDORADO AM (700). Brasil em Todos os Tempos. Âncora e apresentador, Geraldo Nunes; apoio, Valéria Rambaldi. Hoje, às 23h; amanhã, às 6h e 12h; às sextas-feiras, à meia-noite. Visitem o site: territorioeldorado.com.br.

BANDEIRANTES AM (840) e FM (90,9). Memória. Histórias do tango. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.

ABC AM (1570). Viagem no Tempo. Especial com Oscar Ferreira, cantor que residiu em São Caetano e que se destacou pelo estilo diferenciado, seguindo os grandes cantores do seu tempo: Cauby Peixoto, Roberto Luna, Neil Sedaka e Nat King Cole. Os trechos de canções a serem apresentados fazem parte de um CD enviado à Memória pelo arquiteto Euclydes Rocco. E mais: Gilda Lopes interpreta O trovador de Toledo (versão de Romeu Nunes), a pedido do ouvinte José de Castro, de Itaquera; Ronnie Cord, Veludo azul (versão dele). Produção e apresentação: Marcelo Duarte. Amanhã, das 8h às 9h. Contatos: viagemnotempo@radioabc.com.br.

PÉROLA DA SERRA (87,5). Reminiscências. Notas e casos de Ribeirão Pires. Com Américo e Lina Del Corto, Octavio David Filho, Idmir Pedro dos Santos, Walter Gallo, Idair F. Santos, Antonio Simões e Ademar Bertoldo. Amanhã, das 9h às 12h. Visite o site: www.peroladaserrafm.com.br.

Trabalhadores

FONTE: SQABC

Nascem em 2 de janeiro:

1 - Dorindo Ravagnani. 1896. Amparo (SP). Ajudante de caldeira da Rhodia. Residência: Rua Suíça, 43.

2 - Francisco Antonio Ferreira. 1904. Operário da Adri (fábrica de adubos). Residência: Rua Rabelo Lobo, 25, Rio Grande (da Serra).

3 - Benedito Ribeiro. 1911. Silveira (SP). Servente de pedreiro da Companhia Química Eletrocloro. Residência: Estrada Rio Grande.

4 - Eurico Antonioli. 1914. Maquinista da Rhodia Química.

Agenda pró-memória de São Caetano

1955 - Criado o Centro Poliesportivo de São Caetano, posteriormente denominado Lauro Gomes de Almeida.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

O jornal não circulou em 2 de janeiro de 1980. As notícias que se seguem foram publicadas em 1º de janeiro daquele ano

Vestibular - FEI e Mauá concentram procura pela Engenharia.

Artes plásticas - Astúrio Antonio Caccioli Filho, de Santo André, vence concurso estadual de pintura realizado no Clube Atlético Monte Líbano, em São Paulo.

Polícia - Números retratam violência: cresceram em 1979 os acidentes de trânsito, incêndios e homicídios no Grande ABC.

Santo André - Mesmo notificados, marreteiros continuam na estação.

EM 2 DE JANEIRO DE...

1880 - Chega em Santo André, então Estação de São Bernardo, o primeiro professor da cidade, José Carlos Dias, o professor Juca, mineiro de Pouso Alegre e que lecionaria por quatro anos na cidade.

1950 - Estado cria o Ginásio João Ramalho, de São Bernardo.

1960 - Vicente Scarpelli, morador de Santo André, completa 100 anos.

SANTOS DO DIA

Argeu, Basílio Magno, Gregório Nazianzeno e Macário.

Basílio Magno e Gregório Nazianzeno foram bispos e doutores da Igreja.

Acervo da estampa: Vangelista Bazani e João de Deus Martinez.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;