Setecidades Titulo Em São Caetano
Estudante premiada dá dicas para elaborar boa redação

Ao todo, 53 turmas da EME Alcina Dantas Feijão participaram do concurso ontem

Bianca Barbosa
Especial para o Diário
02/10/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


 Estudantes da EME (Escola Municipal de Ensino) Professora Alcina Dantas Feijão, no bairro Mauá, em São Caetano, participaram ontem da 12ª edição do Desafio de Redação. A instituição já perdeu as contas de quantas vezes teve alunos premiados no evento, o que ajuda a estimular e incentivar os 1.800 jovens participantes deste ano. Segundo Laura Corso Kruk, 17 anos, que ganhou uma bicicleta no concurso anterior, “basta ter calma e pesquisar sobre o tema”.

As atividades promovidas na escola são importantes, mas Laura acredita que uma boa redação depende do esforço individual do aluno. “A ajuda dos professores é fundamental, mas você também precisa se esforçar, ir atrás do assunto”, aconselhou. Ela, que está no 2º ano do Ensino Médio, achou o tema deste ano mais amplo e, por isso, mais difícil. “Sustentabilidade aborda muita coisa, então é necessário focar em algo menor e explorar mais.” O texto da jovem apontou ideias de como empresas podem aplicar atitudes sustentáveis no dia a dia, e como os indivíduos também podem auxiliar.

A diretora Maiberte Brogliato, que trabalha há 29 anos na escola, explicou que, ao receberem o tema, os professores já começam a implementá-lo nas aulas. “Quando ele (aluno) chega para fazer a redação, já teve as aulas, pesquisou e, por isso, consegue argumentar de forma mais clara”, falou. De acordo com ela, muitos alunos já foram premiados, mas neste ano a expectativa é maior por conta do tema.

A sustentabilidade foi assunto, inclusive, de amostra cultural feita na escola, onde os alunos puderam vender barras de sabão feitas a partir de óleo de cozinha, que eles mesmos arrecadaram. Latinhas de alumínio e papelão também são recolhidos na instituição, que vende o material para cooperativas, e reverte a renda para a APM (Associação de Pais e Mestres).

O estudante André Lucas Valentim da Silva , 16, acredita na influência das pessoas por meio de atitudes positivas. “Alguém tem que começar, dando o exemplo. Quero fazer faculdade de Ciências ou de Engenharia da Computação.”

O concurso literário do Diário é correalizado pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano), patrocinado pelo Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental de São Caetano), copatrocinado pela Braskem, e tem apoio da rede de academias Smart Fit.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;