Tecnologia Titulo Evolução
10 transformações que o WhatsApp sofreu ao longo dos anos

Mensageiro se tornou líder mundial neste segmento e está em constante atualização

Por Da Redação, com assessoria
Do 33Giga
26/09/2018 | 08:48
Compartilhar notícia


Você pode até chamar de Zap no lugar de WhatsApp, mas não pode negar a importância que o aplicativo tem atualmente. O mensageiro se tornou líder mundial neste segmento e está em constante atualização para oferecer os melhores serviços aos usuários.

Hoje, é possível enviar texto, áudio e vídeo, fazer ligações e videochamadas e até compartilhar documentos com uma pessoa ou um grupo de pessoas. O que antes precisava de outras ferramentas, como o computador, pode ser resolvido com um único app.

A capacidade de identificar falhas, absorver sugestões dos usuários e trabalhar continuamente pelo desenvolvimento do aplicativo fez com que o WhatsApp se disseminasse pelo mundo. E mais: todos os anos inúmeras funções são disponibilizadas.

Hoje, o programa está totalmente diferente do que era nove anos atrás, quando foi idealizado por Brian Acton e Jan Koum. Confira as 10 principais transformações!

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

1. Confirmação de leitura

Em 2014, o WhatsApp lançou a confirmação de leitura da mensagem, as famosas setas azuis. A novidade, porém, foi acompanhada pela opção de desativar o recurso após reclamações de quem prefere ter mais privacidade.

2. Ligação

Uma das atualizações mais esperadas pelos usuários surgiu em 2015. O aplicativo inseriu a função “Ligar”, que permite a realização de chamadas telefônicas graças à tecnologia VoIP, sigla inglesa para Voz sobre IP.

3. WhatsApp Web

O aplicativo surgiu graças aos smartphones, mas sua popularização fez com que as pessoas pedissem um programa disponível para desktop. Em 2015, a empresa lançou a ferramenta por meio da leitura de QR Code com o celular.

4. Citação em grupos

Para resolver a enxurrada de mensagens recebidas em um grupo, o WhatsApp criou em 2016 o recurso de citação, que permite ao usuário “marcar” a pessoa a quem aquela conversa é direcionada.

5. Videochamada

Depois de permitir ligações, o aplicativo começou a desenvolver a possibilidade de chamadas de vídeo. Isso ocorreu no fim de 2016 e possibilitou a interação por meio das câmeras dos smartphones.

6. Formatação de texto

No início de 2016 os usuários finalmente conseguiram destacar trechos de mensagens com riscos, negrito e itálico. Antes feito por códigos gráficos, agora já integra o menu de opções do teclado.

7. Seta de novas mensagens

Outro recurso bastante desejado por quem participa de grupos, a seta de novas mensagens foi lançada em 2016 e permite que o usuário desça a conversa até à conversa mais recente.

8. Status

Em 2017, o WhatsApp passou a rivalizar com o Snapchat e o Instagram Stories ao criar a função “Status”. Nela, os usuários podem postar imagens e vídeos que ficam disponíveis por apenas 24 horas.

9. Localização em tempo real

Outro recurso bastante solicitado, a localização ao vivo chegou em 2017 e permite que os usuários compartilhem via mensagem a sua posição exata em um mapa por 15 minutos, meia hora ou 8 horas.

1o. Trava de áudio

Enviar áudio em vez de texto é um dos fatores que explicam o sucesso do WhatsApp, mas os usuários ficavam incomodados de terem que segurar o botão de gravação durante toda a mensagem. Contudo, desde 2017, é possível travá-lo e continuar gravando ao deslizar o ícone para cima.

Com a “vida” no WhatsApp, é melhor se precaver

Seja a trabalho ou diversão, é comum compartilhar pelo WhatsApp decisões e informações diariamente com os amigos. Para não correr riscos de perder documentos importantes por conta de banes ou até roubos, contratar um seguro para iPhone ou Android é um passo importante. Saiba mais na Bem Mais Seguro.

Leia mais
10 truques do WhatsApp para você se tornar um expert no aplicativo
Files Go: App libera espaço no smartphone (e joga fora todo lixo recebido via WhatsApp)
Descubra as origens de Momo, o viral amaldiçoado do WhatsApp

Já que o assunto é WhatsApp, aproveite para conferir uma série de memes e imagens engraçadas para usar no mensageiro:

 
 
<
>



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;