Setecidades Titulo
Campanha de vacinação termina hoje
Por
25/06/2010 | 07:09
Compartilhar notícia


Termina hoje a primeira fase da campanha de vacinação contra a paralisia infantil em todo o Estado de São Paulo. A meta da Secretaria de Estado da Saúde é imunizar 2,9 milhões de crianças menores de cinco anos, o que representa 95% do total de paulistas nesta faixa etária.

Segundo o último balanço disponibilizado pelos municípios, até o dia 17 haviam sido vacinadas 2,5 milhões de crianças. Os postos de saúde de todo o Estado funcionam das 8h às 17h, mas em razão do jogo da seleção brasileira pela Copa do Mundo algumas prefeituras poderão alterar o horário de atendimento na sexta-feira. Por isso, é recomendável que as pessoas entrem em contato com o serviço de saúde municipal para se informar.

A segunda etapa da vacinação ocorrerá em 14 de agosto, quando novamente as crianças menores de cinco anos deverão ser levadas aos postos.

Além da vacina contra a poliomielite, as crianças que comparecerem às UBSs (Unidades Básicas de Saúde) poderão colocar em dia a caderneta de vacinação. Estão disponíveis vacinas como a Tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche e hemófilo B), Tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e contra hepatite.

Desde 1988 o Estado de São Paulo não registra casos de paralisia infantil, mas a vacinação de crianças continua sendo importante porque o vírus da pólio ainda circula em países da África e Ásia, representando, portanto, uma ameaça à população infantil mundial.

A DOENÇA
Causada pelo poliovírus selvagem, a poliomielite é caracterizada por febre, mal-estar, cefaleia e pode causar paralisia. A vacina é segura e os efeitos colaterais são extremamente raros em crianças.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;