Internacional Titulo
Londres oferece cinco anos para desarme dos paralamitares irlandeses
Das Agências
18/12/2001 | 00:27
Compartilhar notícia


O governo britânico apresentou nesta segunda-feira no Parlamento um projeto de lei propondo cinco anos para os paralmilitares da Irlanda do Norte se desarmarem.

O ministro encarregado pela Irlanda do Norte, John Reid, garantiu aos deputados que não se deve frear o processo de paz impondo um prazo "arbitrário" para o desarme.

O projeto de lei prevê a prorrogação por mais um ano da anistia acertada com os paramilitares que negociam com a comissão presidida pelo general canadense John de Chastelain, visando o desarmamento.

Essa anistia, que se encerra no dia 26 de fevereiro de 2002, seria prorrogada até 2003 e depois votada novamente a cada ano, até o ano limite de 2007, segundo o novo texto.

"Votar contra essa prorrogação equivale a se invalidar o desarme, pois os participantes da negociação não estariam cobertos pela imunidade", afirmou Reid.

O acordo de paz de 1998, acertado por Londres, Dublin e os partidos do Ulster, não estabelece nenhum prazo preciso para os rebeldes entregarem suas armas, mas comprometia os envolvidos a fazer o possível para convencer os paramilitares sobre a neutralização de seu arsenal antes de junho de 2000.

O Exército Republicano Irlandês (IRA) começou a se desarmar em 23 de outubro passado, apesar da pressão dos partidos unionistas, favoráveis ao controle da Irlanda do Norte pelo Reino Unido, que pedem a destruição do arsenal rebelde há seis anos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;