Automóveis Titulo
Entenda a importância de deixar o alinhamento e balanceamento do carro em dia
Da Redação
Do Garagem360
17/08/2020 | 12:48
Compartilhar notícia


Alinhamento e balanceamento são dois dos principais serviços de manutenção preventiva que os motoristas devem realizar em seus veículos. Fazendo esses procedimentos no tempo correto, ganha-se mais eficiência de rolamento, desgaste uniforme dos pneus, melhor estabilidade e, consequentemente, mais segurança, proporcionando maior conforto nas viagens.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

Alinhamento

O termo alinhamento significa buscar o “Equilíbrio em Movimento” do veículo. Este procedimento é executado medindo e ajustando os ângulos que as rodas do veículo fazem em relação ao piso e as linhas de centro do veículo, equilibrando todas as forças que atuam no carro (gravidade, força centrífuga e força de viragem). Os três ângulos mais importantes considerados para o alinhamento são:

  • Cambagem – Ângulo de inclinação vertical da roda em relação ao solo;
  • Caster – Ângulo de inclinação do pino-rei ou do eixo de direção (linha imaginária que passa pelos pivôs superiores e inferiores da suspensão) em relação à vertical;
  • Convergência ou Divergência – É a diferença de distâncias entre as partes dianteiras e traseiras dos pneus (vistos de cima).

Balanceamento

O balanceamento de rodas refere-se à adequada distribuição de peso no aro da roda. Existem duas maneiras de se balancear, o estático e o dinâmico.

Para realizar o balanceamento estático, o conjunto poderia estar imóvel. Já o dinâmico requer que o mesmo esteja em rotação e, assim, corrigir problemas que o estático não consegue. Ambos os sistemas medem as forças geradas pelo conjunto em rotação e evitam as trepidações no carro, deterioração do pneu, distúrbios de direção e comprometimento da capacidade de frenagem.

LEIA MAIS: Vida útil, calibragem e medidas: mitos e verdades sobre pneus

7 dicas para não ter problemas na estrada

A Bridgestone recomenda que o alinhamento e o balanceamento sejam feitos a cada 10 mil quilômetros e, se possível, em conjunto.

“Contudo, o alinhamento e o balanceamento devem ser feitos antes dos 10 mil quilômetros se houver troca de pneus e rodas, vibração do volante ou no veículo, rodízio dos compostos, consertos no pneu ou na câmara de ar por conta de furos ou cortes, choques contra obstáculos na pista ou em buracos ou, até mesmo, gastos excessivos”, explica José Carlos Quadrelli, gerente geral de Engenharia de Vendas da Bridgestone Brasil.

“O pneu é um bem durável e importante item de segurança. Se os problemas não forem solucionados em tempo, corre-se o risco de reduzir sua vida útil, acarretando prejuízos financeiros e riscos para o condutor e demais passageiros”, finaliza Quadrelli.

Já que o assunto é cuidado com os carros, a calibragem também não pode ser deixada de lado. Confira na galeria especial as medidas da pressão dos pneus de alguns veículos vendidos no Brasil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;