Cultura & Lazer Titulo
Nascida para bailar
Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
17/10/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O palco, para o bailarino, representa força e glória. A delicadeza minuciosa dos gestos e a leveza com que o corpo é conduzido a bailar escondem a dor atroz de um exercício diário e extenuante.

Ariadne Okuyama, bailarina são-bernardense, 21 anos integra a Cia. Jovem da Escola do Teatro Bolshoi do Brasil e conhece bem esse lado da profissão. Mas admite que o sonho de brilhar é que move sua dança.

Desde os cinco anos ela sabe que a sua vida seria o balé. "Via minhas tias dançarem e ficava encantada. O fato de elas estarem no palco, transmitindo algo, sempre representou a importância da dança para mim."

Para a bailarina transmitir significa doar. Não só cultura, mas, principalmente, a alma. "A entrega diferencia o bailarino. Nós levamos o corpo até o limite, abrimos mão de muita coisa para poder dançar."

Cada conquista na vida da jovem fez com que ela persistisse. Em 2004, aos 15 anos, recebeu o prêmio de melhor bailarina no Festival de Dança de Joinville.

Em 2006, foi selecionada a participar do Youth América Grand Prix, em Nova York. Na ocasião, Ariadne rompeu um ligamento enquanto ensaiava.

Ao contrário de esmorecer se sentiu realizada pela oportunidade: "A experiência foi excelente. Acabei me apresentado, a vontade foi maior que a dor, e a adrenalina, imensa".

No mesmo ano, veio a oportunidade de dançar em Portugal, em duas companhias diferentes. Na volta, no começo do ano passado, surgiu o convite para integrar a Cia. Jovem.

Mesmo com tanta experiência, a bailarina enxerga com humildade sua trajetória. "Me vejo iniciando a transição de aluna para profissional."

Ariadne se apresenta hoje, em São Caetano, com a Cia. Jovem. E já fita os próximos passos, sem deixar de sonhar e treinar. Sua vontade é dançar na Europa e se dedicar exclusivamente ao balé clássico.

A faculdade de educação física, que a bailarina concilia com o balé, não é vista como porta para uma nova carreira, caso a dança não dê certo. Ariadne não pensa em parar. O refrão de sua história bem que poderia ser: "Não vivendo pra dançar, mas dançando pra viver", da canção Vida de Bailarina, gravada por Ângela Maria.

In Progress - Dança. Teatro Paulo Machado de Carvalho - Alameda Conde de Porto Alegre, 840, São Caetano. Tel.: 4220-3924. Hoje, às 20h30 (ensaio aberto às 17h). Ingr.: R$ 10 a R$ 20.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;