Tecnologia Titulo
Como armazenar vídeos em 4K?
Por Da Redação
Do 33Giga
03/09/2018 | 09:18
Compartilhar notícia


Hoje em dia é muito fácil encontrar um vídeo feito pelo celular com ótima qualidade e resolução. As câmeras dos telefones e tablets ficaram tão nítidas que os vídeos parecem prontos para o cinema.

Os vídeos Full HD de 1080p, slow-mo e com filtros divertidos vieram para transformar a filmagem feita pelo telefone, mas nada se compara a filmar em 4K. Existem dois tipos de 4K: 4K UHD (o padrão para televisões e monitores) e 4K (o que você veria no cinema).

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

A SanDisk, responsável por dispositivos de armazenamento de memória, explica que uma imagem de 1080p renderiza com 1080 linhas e 1920 colunas. Uma imagem 4K praticamente duplica ambos os números para produzir uma resolução de 2160 x 2840p. Isso resulta em quatro vezes mais pixels totais.

A imagem de 1080p que você tinha antes caberia em um quarto de uma tela 4K. Isso significa quatro vezes a nitidez da imagem ao fotografar em 4K, um salto significativo na clareza. Olhe para qualquer comparação entre as duas imagens e você verá que o 4K é muito mais profundo e detalhado — o motivo pelo qual tantos cinegrafistas estão satisfeitos em usar isto.

Naturalmente, isso também significa um salto significativo nos requisitos de memória. É difícil dizer exatamente o quanto isso depende das taxas de frame e da tecnologia de compactação do seu dispositivo, mas a SanDisk dá algumas estimativas:

– 26 minutos de 4K = ~8GB
– 53 minutos de 4K = ~16GB
– 107 minutos de 4K = ~32GB
– 215 minutos de 4K = ~64GB
– 432 minutos de 4K = ~128GB

Quem for avaliar as opções de memória dos celulares atuais, é importante saber que o 4K ocupa muito mais espaço no dispositivo móvel do que um vídeo comum. Quem tem um modelo de configuração inferior do telefone, poderá ficar sem memória rapidamente.

O desafio do armazenamento

Então, vai ser preciso um lugar para guardar todos estes vídeos grandes. Um item que pode ajudar é ter à disposição uma unidade flash exclusiva para celulares.

Eles não só ajudam a gerir o conteúdo do telefone como permitem gravar vídeos diretamente nestas unidades. Isso significa que é possível ter todos os vídeos em 4K que quiser. Enquanto o aplicativo garante que o espaço do celular fique livre para outros arquivos importantes.

Leia mais: 
Pendrive da SanDisk para celulares com entrada USB Type-C é lançado no Brasil
Pendrive não grava arquivos grandes? Veja como solucionar problema

Confira a evolução dos celulares ao longo dos anos:

 
 
<
>



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;