Fechar
Publicidade

Sábado, 22 de Janeiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

turismo@dgabc.com.br | 4435-8367

5 DIAS EM CAMPOS DO JORDÃO

 Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Paulo Basso Jr.
Do Rota de Férias

07/12/2021 | 13:55


1 º dia

Mapa da sua rota

O que fazer em Campos do Jordão

De Capivari ao Itapeva

  • Se esta é a sua primeira vez em Campos do Jordão, comece o dia batendo perna pelas lojinhas, bares e restaurantes que transformaram a Vila Capivari no point mais badalado da cidade. Confira os plátanos ao longo da Avenida Dr. Januário Miraglia, a arquitetura alpina, os chocolates, as vitrines de malhas e calçados dos minishoppings e o burburinho que toma conta das ruas Djalma Forjaz, Dr. Vítor Godinho e Macedo Soares.
  • Quase todas as ruas de Capivari são planas e cheias de lugarzinhos charmosos. Mas, se você estiver cansado de caminhar, siga na direção da praça próxima à Avenida Dr. Emílio Lang Jr. Ali, você pode subir de teleférico até o topo do Morro do Elefante (são 1.300 m percorridos em 10 minutos) ou fazer um city tour de jardineira, chamado Trenzinho da Montanha. Os passeios não são caros, mas nenhum deles proporciona grandes vistas da cidade.
  • Na volta, siga na direção do Boulevard Genève para almoçar uma sequência de fondue em algum restaurante badalado, tomar a famosa cerveja artesanal da Baden Baden em mesinhas espalhadas pela calçada ou saborear um chocolate quente na Praça de São Benedito. Para muita gente, ver e ser visto ali já é um baita programa.
  • A famosa chocolateria Araucária e a Baden Baden, embora tradicionais, ganharam escala mais industrial. Para quem prefere produtos realmente artesanais, as bolas da vez são a Sabor Chocolate (que já tem 5 lojas na cidade) e a Caras de Malte. Dá para passar a tarde inteira ali, só bebericando, vendo vitrines e curtindo o clima de badalação.
  • Aproveite para bater perna na Avenida Macedo Soares, que virou um boulevard (calçadão). Não passam mais carros ali. É no centro nevrálgico do Capivari. Ali está o Mercado São Bento, que abriga o Bar de Gelo Iceland no subsolo, além de restaurantes, empório, café e uma fábrica de chocolate.
  • Se você prefere ir mais longe, pegue o carro e siga até alguns pontos relativamente próximos de Capivari, como as cascatas da Ducha de Prata, o Parque da Floresta Encantada e o Bosque do Silêncio (na Altus Turismo Ecológico), que tem o maior circuito de arvorismo da cidade, com 28 travessias em 2 km de passarelas. Também há paintball, minigolfe e trilhas autoguiadas.
  • Por fim, confira o pôr do sol no Pico do Itapeva, o ponto mais alto da região, com 2.035 m de altitude. Com céu aberto, você avista até 15 cidades do Vale do Paraíba. O local conta com lavandário, trilhas, estacionamento e um mirante com café.

Reserve tours, ingressos e transfers em Campos do Jordão antes de sair de casa e pague em parcelas. É cômodo, seguro e você ganha um tempão.

* Todos os roteiros indicados foram visitados pela equipe de reportagem do Rota de Férias.
2 º dia

Mapa da sua rota

O que fazer em Campos do Jordão

Natureza e aventura

  • Se o tempo estiver firme, comece o dia com uma visita ao Horto Florestal, que dispõe de restaurante, orquidário e várias trilhas em meio a florestas de araucária e pinho-bravo. Quatro trilhas são abertas ao público, que ainda pode praticar arvorismo, tirolesa ou alugar bicicletas. Trata-se do parque estadual mais antigo de São Paulo.
  • Depois, faça um pit stop no borboletário Flores que Voam. O melhor horário é das 11h às 13h30, quando as borboletas batem asas em meio aos visitantes para absorver melhor a luz do sol.
  • A propriedade mais procurada pelos ecoturistas de plantão, no entanto, é o Rancho Santo Antônio (Aventura no Rancho), que oferece combos de atividades que reúnem arvorismo, tirolesa e rapel em três níveis de dificuldade, além de um campo de paintball e boa estrutura para cavalgadas.
  • A Quad Mania, em Capivari, aluga quadriciclos para quem quer encerrar a tarde desbravando outros recantos naturais da região, com ou sem alguém na garupa. Normalmente, os passeios duram entre 30 minutos e duas horas. Já os aficionados por anzóis podem seguir até o pesqueiro Truticultura da Cachoeirinha.

Aluguel de carro mais barato em Campos do Jordão? Pesquise por diversas locadoras de uma vez na Rentcars e encontre os melhores preços.

* Todos os roteiros indicados foram visitados pela equipe de reportagem do Rota de Férias.
3 º dia

Mapa da sua rota

O que fazer em Campos do Jordão

Roteiro cultural e gastronômico

  • Dedique este dia à região que engloba o Alto da Boa Vista e a Vila Santa Cruz. Para começar, visite um dos grandes ícones da gastronomia local: a fábrica da Baden Baden. No tour pela cervejaria, você conhece o processo de produção da bebida, recebe dicas de harmonização e ainda tem a oportunidade de degustar os chopes Cristal e Bock. A visita deve ser agendada e ocorre de hora em hora, desde as 10h até as 17h.
  • Além de natureza, compras e boa gastronomia, Campos do Jordão dispõe de um razoável leque de opções culturais. A maior parte delas se concentra no Alto da Boa Vista, onde há três grandes atrações gratuitas. Uma delas é o Auditório Claudio Santoro, palco principal do maior festival de música erudita da América Latina, realizado todos os anos, em julho.
  • A sala de concertos fica junto do Museu Felícia Leirner, cujo acervo a céu aberto abrange cerca de 90 esculturas da artista polonesa espalhadas pelos jardins. Vale subir até o mirante natural da área verde para conferir a vista da Pedra do Baú e tirar uma foto ao lado de uma das obras mais imponentes de Felícia. O complexo funciona de terça a domingo, das 9h às 18h.
  • Almoce no elegante bistrô do auditório ou deixe para fazer a refeição na próxima parada: o Palácio Boa Vista, que também dispõe de um café com incrível visual panorâmico da Mantiqueira.
  • Residência de inverno do governador de São Paulo, a construção em estilo inglês abriga quadros de modernistas do quilate de Tarsila do Amaral, Cícero Dias, Vicente do Rego Monteiro, Volpi e Portinari. A visita guiada ao palácio, no entanto, detém-se mais à ostentação do mobiliário, farto em mognos e jacarandás, além de lareiras de mármore e lustres de cristal. Dura cerca de 30 minutos, de quarta a domingo.
  • Na sequência, antes que o astro-rei desapareça no horizonte, corra até o Mosteiro São João para assistir ao recital de canto gregoriano que ecoa da capela todos os dias, religiosamente a partir das 17h45. Se possível, chegue meia hora antes, pois a lojinha que vende pães, geleias e bolos caseiros só funciona até 17h15.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas de viagem? Assine nossa newsletter neste link.

* Todos os roteiros indicados foram visitados pela equipe de reportagem do Rota de Férias.
5 º dia

Mapa da sua rota

O que fazer em Campos do Jordão

Nos trilhos

  • De uma estação no Capivari, em Campos do Jordão sai, de hora em hora, entre 10h e 17h, o bondinho que percorre a área urbana da cidade, num percurso de 7 km cumpridos em 50 minutos.
  • Após o passeio, prefira ver de perto a produção de bombons da fábrica Araucária, que fica perto da estação, na Avenida Macedo Soares. A visita é gratuita e, na alta temporada, eles permanecem abertos até o último cliente.
  • Outra boa opção de programa é a Casa da Xilogravura, no Bairro do Jaguaribe. Lá, vídeos e obras mostram a evolução das técnicas artísticas no processo de gravação em relevo que utiliza a madeira como matriz. O acervo reúne nomes como Lasar Segall, Lívio Abramo, Oswaldo Goeldi, Marcelo Grassman e Maria Bonomi. Com sorte, o tour pelo casarão pode ser guiado pelo idealizador do projeto, o professor Antonio Costella.
  • E para encerrar a estada com chave dourada, jante um fondue de queijo em um dos muitos restaurantes da região.

Antes de viajar para Campos do Jordão, consulte também o site oficial de turismo do local.

ROTEIROS RELACIONADOS

* Todos os roteiros indicados foram visitados pela equipe de reportagem do Rota de Férias.


Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;