Setecidades Titulo Mobilidade Urbana
São Caetano suspende implantação de faixa reversível na Avenida Goiás

Estudo aponta que projeto prejudicaria manobras de conversões

Por Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
28/08/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Grande aposta da Prefeitura de São Caetano para aliviar o tráfego de veículos na Avenida Goiás, hoje estimado em cerca de 100 mil veículos por dia, o projeto de implantação de uma faixa reversível em toda a extensão da via foi suspenso temporariamente pelo município.

Após um ano de discussões sobre o projeto, técnicos da Prefeitura apontaram, em estudo, que a proposta provocaria série de interferências no viário, que prejudicariam as conversões à esquerda em ambos os sentidos da via, o que segundo próprios agentes de trânsito, acarretaria em gargalos no viário do município.

“Percebendo-se que, as vias adjacentes (travessas) que cruzam a Avenida Goiás, receberá um fluxo muito maior de veículo, do que, circulam hoje, de tal maneira que o tempo de espera para cruzar a Goiás, será consideravelmente acrescido, provocando congestionamento no entorno”, cita um dos trechos do estudo preliminar elaborado pelo município.

O município cita ainda como justificativa da decisão a realização de investimentos necessários para implantação, com a operação de novos agentes de trânsito, placas orientativas, cones/cavaletes, alterações de semáforos e sinalização de solo.

Apresentada no início do ano passado, a medida previa que a faixa funcionasse em horários de pico como objetivo reduzir os congestionamentos na via, considerada uma das mais saturadas do município por servir de rota para motoristas que seguem sentido Capital e também para cidades da região.

A medida seguiria modelo já adotado na Radial Leste, na Capital, onde a faixa reversível funciona em horários de pico entre as regiões da Avenida Aricanduva até o Viaduto Bresser, na Zona Leste, reduzindo de maneira significativa o tráfego lento de veículos na região. Em São Caetano, a expectativa inicial era a de que o tempo de viagem de motoristas fosse reduzido pela metade com a implantação da medida.

Com a decisão da suspensão do projeto, São Caetano acumula agora três projetos de melhorias do tráfego da Goiás engavetados.

Em 2013, uma das soluções cogitadas foi a de proibir retornos e conversões à esquerda em alguns cruzamentos da via. As alterações, no entanto, foram descartadas pela ex-gestão chefiada por Paulo Pinheiro (ex-MDB, atual DEM).

O ex-prefeito engavetou ainda o ambicioso projeto para a construção de túnel sob a Avenida Goiás.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;