Política Titulo PAINEL
Diário e USCS debatem futuro do Grande ABC

Problemas e sugestões da região serão tema de evento amanhã, às 10h, no campus Barcelona

Daniel Tossato
Do Diário do Grande ABC
27/08/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


O Diário e a USCS (Universidade Municipal de São Caetano) promovem debate dos problemas e soluções para as sete cidades com o evento ‘Painel USCS e Diário do Grande ABC – Desafios na Região para o Próximo Governo’, marcado para amanhã, a partir das 10h, no campus Barcelona (Avenida Goiás, número 3.400).

São oito eixos que estarão em debate por especialistas: Saúde, Mobilidade Urbana, Habitação, Arte e Cultura, Meio Ambiente, Educação, Segurança Pública e Desenvolvimento Econômico. A ideia é que, expostas as falhas e sugeridas as melhorias, carta com os pleitos do Grande ABC seja confeccionada e encaminhada aos 12 candidatos ao governo do Estado na eleição de outubro.

Para o diretor de Redação do Diário, Evaldo Novelini, o objetivo é mostrar aos postulantes ao cargo máximo do Estado mais rico do País as urgências da região, que conta com 2,7 milhões de habitantes. “A nossa ideia é debater com os professores de modo que identifiquemos quais são os principais problemas do Grande ABC que podem ser resolvidos pelo governador. Após elegermos as questões mais importantes, utilizaremos nossas páginas para expô-las aos candidatos”, apontou.

Seis professores da USCS estão entre os palestrantes: Enio Moro Júnior (Habitação), Joaquim Celso Freire Silva (Arte e Cultura), Marta Marcondes (Meio Ambiente), Paulo Garcia (Educação), David Pimentel Barbosa de Siena (Segurança Pública), Jefferson José da Conceição (Desenvolvimento Econômico). Secretária adjunta de Mobilidade Urbana de Santo André e integrante do GT (Grupo de Trabalho) da área no Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, Andrea Brisida detalhará os gargalos do trânsito e transporte. Vânia Barbosa, professora titular da Faculdade de Medicina do ABC, discorrerá sobre os desafios da Saúde na região.

“O processo de construção de uma agenda regional é estimulante, pois a união de competências, a compreensão das divergências e o comprometimento com ações de longo prazo formam o tripé conceitual necessário que precisamos para o Grande ABC. Gosto muito dos modelos da Autoridade Metropolitana de Madri (na Espanha), que propõe e executa ações comuns além dos limites das cidades, e o CMAP (Chicago Metropolitan Agency of Planning, Agência Metropolitana de Planejamento de Chicago, nos Estados Unidos, em livre tradução), que pensa, propõe e viabiliza cenários desejados para o ano de 2040. Não podemos nos furtar de uma agenda comum de longo prazo”, projeta Enio Moro, um dos idealizadores da atividade.

Reitor da USCS, Marcos Bassi enalteceu o painel proposto pela universidade e pelo Diário. “Iniciativas como essas, em parceria com o Diário, que representa toda nossa região, são de suma importância, uma vez que levar aos candidatos os desafios de cada um desses eixos é fundamental para contribuir com a solução, ou mesmo, o tratamento correto das questões de uma região tão importante e de expressão no Brasil como é o Grande ABC.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;