Tecnologia Titulo Celular lento?
Celular lento? Confira dicas práticas para um bom desempenho do Android

Dezenas de aplicativos, que muitas vezes perdem a utilidade, deixam celulares cada vez mais lentos

Da Redação
Do 33Giga
22/08/2018 | 11:18
Compartilhar notícia


Hoje, a função original dos celulares – fazer ligações – está cada vez mais obsoleta. Mandar mensagem, fazer uma transação bancária, marcar um encontro com o crush por aquele app de namoro, ouvir música, localizar-se quando estiver perdido no centro da cidade, e fazer exercícios na academia são apenas algumas das funções que um smartphone pode oferecer. Em decorrência disso é que um dos grandes problemas dos celulares atualmente são as dezenas de aplicativos baixados, que, muitas vezes, perdem a função pouco tempo depois do download. Isso prejudica o desempenho do aparelho, o tornando mais lento.

De acordo com William Toshio, gerente de produto em mobilidade da Positivo Tecnologia, um bom funcionamento do smartphone depende do usuário. “Claro que hardware, software e configurações do aparelho contam muito, mas, para que o celular tenha seu desempenho melhorado, é preciso que o usuário também o use corretamente. Muitas pessoas reclamam que, quando compraram o celular, ele era mais rápido e não travava, mas não levam em consideração a quantidade de aplicativos que estão instalados e o número de vídeos e fotos que ocupam a sua memória”, aponta.

Veja cinco dicas que o especialista preparou para te ajudar a manter seu smartphone sempre em ótimo funcionamento!

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

1. Desinstale aplicativos que você não precisa mais

Algumas vezes, um aplicativo é usado apenas uma vez. Pode ser um jogo que não foi atrativo o bastante, um app de comida sem opções interessantes ou até aquele de música que você só aproveitou uma vez. Avalie periodicamente os programas que você tem no celular e apague aqueles que não forem mais úteis.

Em relação aos aplicativos que vêm instalados no Android e não podem ser excluídos, desative-os para evitar que usem recursos. Os apps utilizam o armazenamento e, até mesmo, recursos do sistema, executando tarefas em segundo plano, o que pode ser evitado facilmente.

2. Mantenha o software sempre atualizado

Independentemente de qual seja o modelo do seu aparelho, mantenha sempre a versão mais recente do sistema operacional. Essas atualizações são fundamentais para atualizar e corrigir erros, tornando seu smartphone mais simples e rápido. Também procure atualizar os aplicativos instalados no celular. Ao executar a versão mais recente do software é provável que tudo funcione de maneira mais ágil, correta e, principalmente, segura.

3. Reduza as tarefas em segundo plano

Alguns passos simples podem garantir que os apps que você decidir manter não afetem negativamente o desempenho do smartphone. No Android, reduza a frequência deles, como seu aplicativo de e-mail favorito ou as redes sociais, os quais conectam à sua conta e carregam novas atualizações. Adicionalmente, desative o Bluetooth e o Wi-Fi quando não os estiver utilizando. Assim, você garante mais agilidade e produtividade durante o período que o smartphone estiver em uso.

4. Limpe sua tela inicial

As muitas opções de tela inicial do Android, além do suporte a widgets, facilitam o acesso a tudo que você precisa. Porém, uma tela inicial desordenada pode afetar a rapidez com que o telefone é executado. Livre-se de ícones desnecessários e mantenha apenas  aquilo que realmente é útil. E mais: se você estiver usando um papel de parede interativo, por exemplo, considere substituí-lo por uma imagem estática.

5. Libere espaço para o armazenamento de arquivos

Se você desinstalou alguns aplicativos desnecessários e ainda assim está com pouco armazenamento, exclua os arquivos baixados ou faça backup e remova mídias que você acumulou em seu telefone e não usa no dia a dia. Para isso, sincronize-o com o seu computador ou use o aplicativo do seu serviço de nuvem favorito para fazer o transferência. No Android, vale também limpar o cache do aplicativo ocasionalmente para se livrar dos dados que os aplicativos salvam para simplificar suas operações.

Leia mais
Google revela o nome e as principais novidades do Android 9
5 truques para manter seu smartphone Android em segurança
App permite que YouTube rode em segundo plano no Android; veja como usá-lo

É usuário de Android? Então relembre a evolução do sistema operacional:

 
 
<
>



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;