Memória Titulo Memória
Pegadinhas da história do Grande ABC
Ademir Medici
22/08/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


São Bernardo ou Santo André? Onde ficava um e começava o outro? Esta questão atrapalha até mesmo estudiosos graduados. Neste mês do aniversário oficial de São Bernardo, dois documentos reunidos pela pesquisadora Maria Claudia Ferreira, de Santo André, ajudam a dirimir a dúvida.

De 1812 a 1939, tudo era São Bernardo. O Grande ABC de hoje se chamava São Bernardo. Primeiro, a Freguesia de São Bernardo, que perdurou por boa parte do século 19; depois, o Município de São Bernardo, criado em 1889.

O município de São Bernardo teria vários dos seus lugares promovidos a distrito de paz. E um destes distritos recebeu o nome de Santo André, em alusão à vila histórica de Santo André da Borda do Campo.

Tudo isso Memória já contou. Então recebemos os documentos de hoje: a página de um jornal e uma foto. Nos dois casos, aparece “São Bernardo”, mesmo com cenários que hoje ficariam em Santo André.

A fábrica Streiff ficava na Rua Coronel Oliveira Lima, em Santo André. Mas na sua fachada trazia a inscrição São Bernardo. Observem na foto. Do mesmo modo, a reportagem de página inteira do Correio Paulistano cita São Bernardo até no título.

Tudo mudaria em 1º de janeiro de 1939, quando o antigo Município de São Bernardo – sem o “do Campo no nome”, por favor – se transformaria em Município de Santo André. Mas esta é outra história.

Diário há 30 anos

Domingo, 21-8-1988 - ano 31, edição 6837

Política – Lançamento da candidatura de Celso Daniel à Prefeitura de Santo André reúne duas mil pessoas na Praça do Carmo. O candidato participou de roda de capoeira. 

n Em São Bernardo, o prefeito Aron Galante reafirma que vai ficar neutro na sua sucessão.

Ribeirão Pires – O governador Orestes Quércia inaugurou ontem a segunda pista da Avenida Kaeth Richers, no Centro.

Memória – Transportes coletivos.

Lourenço Diaféria (crônica) – O futuro dá futuro.

Guido Fidelis (crônica) – Todos são sapos no mesmo brejão.

Em 22 de agosto de...

1918 – A Santa Casa de Misericórdia de São Bernardo, no Distrito de Santo André, anunciou o nome do Dr. Bruno Goues como responsável pelo posto médico que cuidará do tratamento do amarelão.

n A guerra. Do noticiário do Estadão: os alemães deixam 8.000 prisioneiros; Paris bombardeada; estado de guerra entre a Rússia e os Estados Unidos; homenagem dos Estados Unidos às Marinhas brasileira e argentina.

Hoje

Dia do Folclore (instituído no Brasil em 1965)

Dia do Supervisor Educacional.

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 22 de agosto:

Em São Paulo, Araraquara, Arco-Íris, Brodowski, Inúbia Paulista e Taquaral

No Pará, Aveiro

Na Paraíba, Cajazeiras

Em Alagoas, Canapi e Inhapi

No Piauí, Caracol e Cocal

No Espírito Santo, Colatina e Linhares

Na Bahia, Itororó

Em Goiás, Sítio d’Abadia<TB><TB>Fonte: IBGE

Santos do Dia

Nossa Senhora Rainha. A festividade de hoje foi instituída por Pio XII em 1955. Era celebrada, até a recente reforma do calendário litúrgico, a 31 de maio, como coroação da singular devoção mariana do mês a ela dedicado. 

Para o dia 22 de agosto estava reservada a comemoração do Imaculado Coração de Maria, em cujo lugar entrou a festa de Maria Rainha para aproximar a realeza da Virgem à sua gloriosa Assunção ao céu. 

Texto: professor Felipe Aquino, in blog Cleofas Editora

André de Fiésole

Felipe Benício

Fabriciano




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;