Diarinho Titulo Informação
Notícias da semana - 6 a 10 de agosto
Por Da Redação
12/08/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Pixabay


ECONOMIA
Revisão de orçamento da energia aumenta conta de luz

A conta de luz das casas dos brasileiros deve ficar mais cara até o fim do mês. O aumento viria motivado por revisão no orçamento da Conta de Desenvolvimento Energético de 2018, proposta pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), do Ministério de Minas e Energia.

O aumento é reflexo de ‘rombo’ de R$ 1,4 bilhão no setor elétrico do País, com o valor negativo sendo dividido para ser pago pelos consumidores. Essa quantia, que fica depositada de maneira separada, serve para custear conta de luz de famílias de baixa renda e comprar parte do combustível usado pelas termelétricas que geram energia para a região Norte do Brasil, por exemplo.

Uma discussão deve ocorrer até o dia 28 para se falar sobre os detalhes desse repasse de dinheiro.
Para evitar de pagar contas ainda mais altas, pequenas atitudes podem reduzir os gastos no dia a dia. Usar lâmpadas de LED, tomar banhos rápidos e tirar o carregador de celular da tomada quando não está sendo usado ajudam na economia.

CULTURA
Disco símbolo da Tropicália completa 50 anos de lançamento

O disco Tropicália ou Panis Et Circensis celebrou na terça-feira (7) os 50 anos de seu lançamento. Gravado de maneira coletiva por importantes artistas brasileiros, entre eles Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Tom Zé e a banda Os Mutantes, o álbum é marco do movimento cultural conhecido como Tropicalismo, que buscava deixar de lado o estilo mais ‘certinho’ da bossa nova para mesclar inspirações populares vindas do samba, rock e música pop.

Essas ideias um tanto quanto modernas para a época influenciaram parte da classe artística e da sociedade brasileira nos anos 1960. As 12 canções do projeto representam diversas experimentações que também eram vistas nas coloridas roupas. Entre os destaques das faixas do disco estão Panis et Circencis e Bat Macumba.

POLÍTICA
Eleição para presidente do Brasil terá 13 candidatos

Foram anunciados os 13 candidatos que irão concorrer à Presidência do Brasil na eleição desta temporada. É o maior números de pleiteantes ao cargo dos últimos 29 anos. O presidente é a autoridade máxima no País e faz parte do Poder Executivo para fazer cumprir as leis da Constituição Federal.

As eleições ocorrem em 7 de outubro. Caso o número de votos do primeiro colocado não seja superior a 50% do total mais um voto, a disputa eleitoral segue em segundo turno, no dia 28 do mesmo mês.

ESPORTES
Scarpa gera briga entre Palmeiras e Fluminense

O meio-campista Gustavo Scarpa tem sido motivo de brigas entre Palmeiras, com quem tem contrato na atualidade, e o Fluminense, antiga equipe do atleta. Os times discutem na Justiça para saber se a ida dele para o Verdão, em janeiro, deve ser acertada com multa.

Sua saída do clube do Rio de Janeiro foi marcada por complicação, uma vez que o jogador reclama que o Tricolor Carioca lhe deve meses de pagamentos. Já o Flu o acusa de deixar a equipe com contrato ainda valendo. O problema tem corrido nos tribunais e Scarpa já foi obrigado a ficar três meses longe dos gramados por conta de certas decisões. A expectativa é que Palmeiras e Fluminense acertem tudo em conversa. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;