Economia Titulo Categoria
Bancários da região rejeitam proposta
Do Diário OnLine
10/08/2018 | 12:47
Compartilhar notícia


Os bancários do Grande ABC realizam nesta sexta, atividades de protesto a contraproposta dos banqueiros, que não contempla as reivindicações encaminhadas pela categoria em junho.

A proposta foi rejeitada em assembleia ocorrida no dia 8 na sede do sindicato, quando também se aprovou a participação no dia nacional do Basta!, organizado pela CUT e outras centrais sindicais para exigir respeito aos direitos dos trabalhadores e à democracia no Brasil.

Foram realizados atos e paralisações parciais em agências da região, até o meio-dia. Muitos aderiram ao chamado e vestiram vermelho em protesto sobre a reforma trabalhista, às empresas públicas.

Já o presidente do Sindicato, Belmiro Moreira, fez uma rápida retrospectiva da campanha 2018 até agora; da contraproposta insuficiente e incompleta feita pelos representantes dos bancos e da representatividade e unidade da categoria, que tem convenção nacional, válida para todo o País, e uma história de lutas e conquistas.

A próxima negociação com a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) será no dia 17 de agosto.

A contraproposta apresentada pelos bancos foi de um acordo de quatro anos, com reposição da inflação a cada data-base da categoria (1º de setembro). Para este ano o reajuste seria de 3,90% (projeção do INPC entre 1º de setembro de 2017 e 31 de agosto de 2018) nos salários, pisos e demais verbas, como PLR, VA, VR e auxílio-creche/babá. Os bancos também querem alterar cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho para, segundo eles, ‘garantir segurança jurídica’, mas sequer apresentaram a redação destas modificações.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;