Fechar
Publicidade

Segunda-Feira, 24 de Setembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Cultura & Lazer

cultura@dgabc.com.br | 4435-8364

Historiador japonês ministra palestra em comemoração aos 110 anos da imigração

 Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Sachio Negawa falará sobre os bastidores dos navios que trouxeram os japoneses para o Brasil no auditório do Museu da Imigração em setembro


Miriam Gimenes

10/08/2018 | 11:44


Já se passaram 110 anos desde que os navios saíram do Japão em busca de uma vida melhor. Aportaram no Brasil em 1908 e aqui fizeram morada. E para celebrar a data a Fundação Japão e o Museu da Imigração do Estado de São Paulo convidam o público a uma viagem no tempo, no interior dos diversos navios. Esta viagem será conduzida pelo historiador japonês Sachio Negawa, que ministrará a palestra Rumo ao Brasil a bordo da terceira classe: as experiências dos imigrantes japoneses em 1º de setembro, às 15h, no auditório do Museu da Imigração do Estado de São Paulo (R. Visconde de Parnaíba, 1316).

No evento, o pesquisador Negawa revelará as experiências vividas pelos imigrantes japoneses a bordo dos navios Kasato Maru, Ryojun Maru, Santos Maru, Buenos Aires Maru, Burajiru Maru, entre outros que atracaram no Brasil entre 1908 e 1941. Ilustrada com muitas imagens, a apresentação permitirá ao público conhecer mais sobre as travessias dos mares em viagem de terceira classe realizadas pelos japoneses, que geraram histórias e lembranças que unem as famílias até os dias de hoje.

O palestrante adianta algumas curiosidades, como por exemplo, o fato de que não somente trabalhadores das províncias japonesas eram transportados pelos navios da imigração, mas também ‘noivas da imigração’, medalhistas olímpicos, artistas, flores de cerejeiras e animais raros da Manchúria. O evento é gratuito, com vagas limitadas. Para participar, deve-se fazer a inscrição pelo o email m.souto@museudaimigracao.org.br. Mais informações no telefone 2692-1866.
 



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;