Fechar
Publicidade

Segunda-Feira, 20 de Agosto

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Automóveis

automoveis@dgabc.com.br | 4435-8337

Lenda urbana

Claudinei Plaza/DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Um dos ícones das quatro rodas, Mustang impressiona e chama atenção de todos por onde passa


Nilton Valentim

10/08/2018 | 07:00


Não há quem não olhe. Homem, mulher, criança, idoso... O efeito é quase instantâneo quando se trata do Ford Mustang. O muscle car, equipado com motor V8 5.0 de 466 cv (com transmissão automática de dez velocidades) encanta primeiro pelo ronco potente, seguido pelo visual harmoniosamente agressivo de um ícone que chegou ao mundo em 1964. E hoje. em sua sexta geração, faz muitos pescoços virarem e provoca reações inesperadas.

Depois de um breve passeio pelas ruas de São Paulo, em abril, e algumas voltas no Autódromo de Interlagos sob chuva forte, chegou a vez de levar o pony car (como é conhecido) para casa. Por um fim de semana deu para sentir algumas das emoções que os quase R$ 300 mil (preço de venda) podem proporcionar.

Deu para sentir que não dá para passar em branco ao volante de um Mustang. Ao parar no farol, eram poucos os motoristas que se atreviam a acelerar primeiro. Parecia até heresia sair na frente, uma vez que todos queriam admirar as linhas clássicas do carro fabricado em Michigan, nos Estados Unidos, ou ouvir o barulho proporcionado pela cavalaria escondida embaixo do capô.

Gente que nunca lhe dirigiu a palavra, inclusive o vizinho do prédio da frente, quis informações sobre o bólido. Pedidos de “acelera aí” surgiram de funcionário do supermercado e de vendedor de ‘sabe-se lá o quê’ em um cruzamento de movimentada via paulistana. “Parabéns pelo carro” foram dados por motorista em restaurante de beira de estrada e por motoboy na Avenida dos Bandeirantes. Apareceu até um sentimento de personalidade por um dia. Aliás a única contraindicação do Mustang é para aqueles que têm a discrição como meta.

Se não for esse o caso, é só apertar o botão start, e ver o painel se acender. Agarrar firme o volante, deslizar a alavanca para a posição drive e iniciar a curtição.

O fascínio é globalizado. “Quando vejo um Mustang passar na rua em Detroit, Londres ou Pequim, sinto a mesma emoção de quando comprei meu primeiro carro – um Mustang cupê 1966 que dirigi por todos os Estados Unidos quando era adolescente. É um carro que faz todo o mundo sorrir em qualquer idioma”, afirma Jim Farley, presidente de mercados globais da Ford.

Só para lembrar, o Mustang tem suspensão adaptativa MagneRide, freios esportivos, seis modos de condução, piloto automático adaptativo, alerta de colisão com assistente autônomo de frenagem e detecção de pedestres, assistente de frenagem de emergência e sistema de permanência em faixa com detecção de fadiga.


Modelo atinge marca de 10 mi produzidos

A Ford comemorou a produção de 10 milhões de Mustangs, o carro esportivo mais vendido do mundo há três anos consecutivos e líder do mercado norte-americano nos últimos 50 anos. No Brasil, o muscle car já somou 700 unidades vendidas em seis meses de lançamento, que representam nada menos que 96% da categoria.

O modelo escolhido para simbolizar o marco de 10 milhões foi um Mustang GT conversível branco Wimbledon, com motor V8 de 466 cv, câmbio manual de seis velocidades e tecnologias avançadas de assistência ao motorista. O primeiro Mustang de série (VIN 001) produzido em 1964 era da mesma cor e modelo, com motor V8 de 166 cv e câmbio manual de três marchas.

Como parte da comemoração, mais de 60 proprietários de Mustangs de várias épocas ajudaram a escrever o número 10.000.000 com os carros na fábrica de Flat Rock, em Michigan, nos Estados Unidos, com sobrevoo de três caças P-51 Mustang. Durante seus 54 anos de história, o Mustang foi produzido também em San Jose, Califórnia, em Metuchen, Nova Jersey, e na fábrica original em Dearborn, Michigan.

Ícone cultural que inspira otimismo e independência, o Mustang também é o carro que conta com o maior número de fãs no Facebook em todo o mundo, com 8,5 milhões de curtidas. Ele foi imortalizado nas telas com cerca de 3.800 aparições em produções do cinema.  



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados