Cultura & Lazer Titulo
‘Mulheres em destaque’: decoração e arquitetura
Por Cristie Buchdid
Do Diário do Grande ABC
04/03/2008 | 07:04
Compartilhar notícia


Continuam abertas as votações para a segunda edição do prêmio Mulheres em Destaque, promovido pelo Diário.

Desta vez são os leitores que escolherão as vencedoras em 13 categorias: Beleza, Comunicação, Cultura, Decoração e Arquitetura, Direito, Educação, Empresarial, Esportes, Gastronomia, Moda; Pesquisa, Ciência e Tecnologia, Saúde e Terceiro Setor.

Em cada uma das categorias já existem três finalistas, cujos perfis estão na internet.

Para votar é muito simples. Basta entrar no site do Diário (www.dgabc.com.br) e fazer um breve cadastro, apenas com nome e e-mail. A votação pode ser feita até o próximo dia 16.

A partir do dia 17 serão contados os votos. As escolhidas pelo público serão conhecidas apenas na festa de premiação, marcada para o dia 25 deste mês no Teatro Municipal de Santo André.

Todas as finalistas têm alguma relação com o Grande ABC, podem morar ou atuar na região. O objetivo é reconhecer o trabalho da mulher nas mais diversas áreas.

Na categoria Decoração e Arquitetura, as três finalistas são a arquiteta Ana Lucia Spagnuolo, que mora em São Caetano e tem escritório em Santo André, a designer de interiores Maximira Durigan, que vive e atua em Santo André, e a arquiteta Teresa Simões, de São Bernardo.

Confira o perfil de cada uma das indicadas:

ANA LUCIA SPAGNUOLO
A arquiteta Ana Lucia Spagnuolo, de 36 anos, mora em São Caetano e mantém escritório em Santo André.

Ao saber que era uma das três finalistas ao prêmio, Ana Lucia se mostrou feliz. “É uma honra poder representar a ala feminina. Espero estar ao alcance. Para nós, mulheres, é realmente importante (essa premiação) porque mostra a nossa participação no mercado de trabalho”, diz.

Ela ainda completa: “O prêmio também revela a importância da mulher na sociedade. É fundamental poder contribuir no meio em que você vive, com o que você faz.”

Formada em arquitetura pela Faculdade Belas Artes de São Paulo, Ana Lucia trabalha na área há 14 anos.

Ela também é professora no Senac e Oficina de Artes e foi premiada pelo Pólo de Decoração do ABC.

A arquiteta já participou de diversas mostras de decoração. Anualmente visita algumas das mais importantes feiras internacionais do segmento para saber sobre as novidades da área.

Em conjunto com o Pólo, a arquiteta participou por dois anos de projetos sociais. Em 2006, a paróquia do Padre Rubens foi reformada. No ano passado, foi a vez da instituição Nosso Lar.

MARIA TERESA GONÇALVES SIMÕES

A arquiteta Maria Teresa Gonçalves Simões, de 45 anos, conhecida profissionalmente como Teresa Simões, ficou muito feliz ao saber que havia sido indicada ao prêmio Mulheres em Destaque, do Diário.

“Eu gosto muito do que faço e ser lembrada desta maneira é um reconhecimento. Trabalho com decoração há oito anos e com construção desde 1984. A partir do momento em que você recebe um prêmio, torna-se mais conhecida na cidade. É importante, pois é a divulgação desse trabalho”, afirma.

Teresa é formada em arquitetura há 22 anos pela Faculdade Belas Artes e mantém escritório em São Bernardo, cidade onde também mora.

Em 2006 e 2007, ela foi uma das premiadas pelo programa Plano de Incentivo, oferecido pelo Pólo de Decoração do ABC.

Para estar sempre a par das tendências, Teresa participa de feiras internacionais do segmento.

Ela também fez trabalhos voluntários. Atuou na revitalização do asilo Nosso Lar, em Santo André, coordenando a reforma da lavanderia. O ambiente foi adequado às normas da vigilância sanitária. Ela ajudou a arrecadar fundos para aquisição de uma lavadora industrial para o espaço.

MAXIMIRA TEREZA DURIGAN

A designer de interiores Maximira Tereza Durigan, de 45 anos, mora em Santo André, onde também está localizado seu escritório.

“Acho muito bacana (participar do prêmio Mulheres em Destaque). Todo prêmio é bem visto. É o reconhecimento do nosso trabalho. Acho muito bom o Diário dar esse tipo de apoio ao trabalho das mulheres. Eu não esperava ser cotada para o prêmio”, diz, entusiasmada.

Maximira trabalha há 16 anos na área de decoração e arquitetura. Em seu currículo, coleciona mais de 30 trabalhos divulgados em revistas especializadas, incluindo dois projetos de capa nas revistas Casa e Construção e Casa e Jardim.

Anualmente, ela visita as principais feiras internacionais de design, onde confere as novidades do setor.

Em 2007, Maximira foi premiada como Destaque do Ano pelo Pólo de Decoração do ABC. No mesmo ano, integrou a equipe de trabalho voluntário que revitalizou o asilo Nosso Lar, em Santo André.

Maximira é responsável pela revitalização e pela adequação da ONG Espaço Vita, em São Caetano, que ajuda crianças abandonadas.

Nesta mesma organização, desenvolve um trabalho junto à Prefeitura com o objetivo de recolher animais de rua.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;