Fechar
Publicidade

Sexta-Feira, 21 de Setembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Economia

soraiapedrozo@dgabc.com.br | 4435-8057

Ipea: frete tabelado deve elevar custo na agropecuária e ter efeito inflacionário

Antônio Cruz/ Agência Brasil Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


07/08/2018 | 17:07


O tabelamento do frete deve resultar em mais custos para o setor agropecuário no País e, com isso, ter efeito na inflação, afirmou nesta terça-feira, 7, o diretor de Estudos e Políticas Macroeconômicas do Ipea, José Ronaldo de Castro Souza Júnior. O executivo participa, em Brasília, do seminário de Economia Agrícola no instituto.

Souza Júnior ressaltou, porém, que a questão (do tabelamento) segue indefinida. "Muita gente está discutindo isso na Justiça e há dúvidas", disse.

A pesquisadora Ana Cecília Kreter, da Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas (Dimac) do Ipea, acrescentou que o setor "ainda está passando por um processo de estabilização em relação à mudança nos fretes". E pontuou: "Essas alterações têm um efeito diferente, a depender do porte do produtor e da distância da produção para os centros de distribuição."

De todo modo, os efeitos da greve dos caminhoneiros (que resultou no tabelamento do frete) ainda não estão claros, afirmaram os especialistas reunidos no seminário. "Todos estão debruçados para tentar entender o efeito dessa greve (no setor agropecuário)", confirmou o coordenador científico do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq-USP), Geraldo Barros.

Para ele, os reflexos ficaram mais claros para os alimentos perecíveis, como o leite, quando uma grande quantidade da produção foi perdida e deixou de ser comercializada.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;