Economia Titulo
ANP cria grupos para avaliar concentração em campos marginais offshore
Por
07/08/2018 | 11:55
Compartilhar notícia


A diretoria da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) vai criar nesta terça-feira, 7, dois grupos de trabalho para avaliar quais medidas a autarquia pode tomar para desenvolver o mercado de campos marginais offshore de petróleo e o de gás natural no Brasil.

Segundo o diretor da ANP Aurélio Amaral, as duas comissões terão 60 dias para avaliar o tema, que visa desenvolver o mercado, hoje concentrado nas mãos da Petrobras, apesar da abertura do setor de petróleo no País em 1997.

"O primeiro grupo vai avaliar a concentração de mercado no setor em campos marginais. Vamos ver se há hoje a concentração, se é benéfica ou não, e quais medidas de regulação a ANP poderia tomar para permitir que entrem novos atores, que esse mercado se desenvolva", explicou. "Queremos algum tipo de ação para permitir melhor abertura desse setor", completou.

O segundo grupo vai avaliar como é possível fazer crescer a produção de gás natural, também concentrado hoje nas mãos da Petrobras.

Amaral explicou que a ANP tem por determinação e competência legal fazer com que a concessionária da área que está sendo explorada aproveite a reserva da melhor forma possível.

"Se não está aproveitando bem, a ANP pode licitar para ter um aproveitamento melhor", disse, descartando que essa atuação seja uma intervenção na estratégia empresarial da Petrobras, como ocorreu quando a agência se mobilizou para discutir a periodicidade dos ajustes dos combustíveis. "É o papel da ANP", argumentou.

Amaral informou que a reunião de diretoria foi antecipada porque no resto da semana será realizado um grande seminário da autarquia em Búzios, no Rio de Janeiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;