Fechar
Publicidade

Sábado, 14 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Automóveis

automoveis@dgabc.com.br | 4435-8337


Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Quatro tecnologias automotivas que melhoram a dirigibilidade dos carros

Alguns sistemas já estão disponíveis nos carros vendidos no Brasil e funcionam como uma espécie de prévia de tudo que vem por aí com a chegada dos carros autônomos

Da Redação, com assessoria

30/07/2018 | 10:48


As tecnologias automotivas auxiliam o motorista a conduzir o veículo de maneira segura e eficiente. Alguns sistemas já estão disponíveis nos carros vendidos no Brasil e funcionam como uma espécie de prévia de tudo que vem por aí com a chegada dos carros autônomos. O Cesvi/Mapfre (Centro de Experimentação e Segurança Viária) separou quatro recursos que melhoram a vida a bordo.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

4 tecnologias automotivas que melhoram a dirigibilidade 

Piloto automático adaptativo

Este dispositivo é uma evolução do piloto automático convencional, que registra uma velocidade e a mantém durante a viagem, acelerando ou desacelerando. No adaptativo, o carro ainda tem a capacidade de identificar a distância do veículo à frente e também frear conforme a necessidade – em algumas velocidades o sistema chega a parar totalmente o veículo para evitar uma colisão.

Assistente de permanência na faixa 

É um dispositivo capaz de movimentar sozinho o volante quando o veículo sai de sua faixa de rolamento por distração do motorista ou quando o condutor não sinaliza a mudança de faixa. Vale lembrar que o dispositivo não substitui a ação do motorista.

Detector de ponto cego

Às vezes, o motorista vai mudar de faixa e não vê um veículo que está ao seu lado. Isso acontece por causa do ponto cego, uma área que não faz parte do campo de visão do retrovisor. Graças a sensores ou câmeras instalados em partes específicas do veículo, o detector de ponto cego informa sobre a presença de algum elemento no ponto cego e alerta o condutor por meio de uma luz indicadora ou um alerta sonoro.

Monitoramento de pressão dos pneus

Por meio de sensores na roda ou no pneu e indicadores no painel, esta tecnologia indica ao motorista a pressão de ar de cada pneu. Vale destacar que um pneu sem a pressão correra pode dificultar a condução do veículo e fazer com que o carro não responda adequadamente às manobras.

Ao acessar você concorda com a nossa Política de Privacidade.


Para continuar, faça o seu login:


  • Aceito receber novidades e ofertas do Diário do Grande ABC e parceiros por
    correio eletrônico, mala direta, SMS ou outros meios de comunicação.


Ou acesse todo o conteúdo de forma ilimitada:

Veja como ter acesso a todo o conteúdo de forma ilimitada:

Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;