Palavra do Leitor Titulo Artigo
Avaliação na medicina
Do Diário do Grande ABC
27/07/2018 | 12:31
Compartilhar notícia


Artigo

O reconhecimento e a credibilidade do exame do Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo), designado para avaliar o desempenho dos médicos recém-formados, ganham força a cada ano. Prova disso é o recorde de inscrições que a avaliação obteve em 2018, com a adesão de 4.676 pessoas, número que representa 30% a mais em relação ao ano passado. Destinado aos egressos do 6º ano ou do 12º período de Medicina, o exame do Cremesp 2018 será aplicado em 19 de agosto.

Um dos principais motivos deste aumento é a exigência, que se intensifica a cada ano, da realização da prova como critério para acesso a importantes programas de residência médica e concursos públicos no Estado. Aplicado gratuitamente no Estado de São Paulo há 13 anos, o exame do Cremesp é facultativo e, na sua última edição, em 2017, mais da metade dos participantes (64,6%) foi aprovada, representando o melhor resultado nos últimos dez anos e 21% superior ao de 2016. Relatório de desempenho permite que os alunos e escolas tenham subsídios para corrigir falhas e aprimorar os cursos avaliados.

Em todas as edições da avaliação os médicos de instituições públicas tiveram maior, e significativo, percentual de aprovação em relação aos cursos privados. Em contrapartida, o número de participantes de cursos particulares é sempre maior. Estes dados demonstram que um dos fatores que colocam em xeque a qualidade da formação é o alto número de cursos privados de Medicina, sendo que alguns deles não preenchem os critérios mínimos para o ensino adequado, como estrutura consistente e hospital-escola próprio.

Para prevenir a má-formação e dar grande passo pela boa medicina, estamos empenhados e unindo forças pela aprovação do PL (Projeto de Lei) número 165/2017, em tramitação no Senado, que torna obrigatório no Brasil exame de proficiência em medicina. Com a campanha para difundir o abaixo-assinado a favor da avaliação (www.exameobrigatorio.com.br), as assinaturas serão encaminhadas ao Congresso Nacional.

Defendemos que o exame seja aplicado para recém-formados e também durante o curso, no fim do ciclo básico, como instrumento para testar a qualidade do ensino e apontar as áreas que precisam ser aprimoradas.

Na incessante luta por melhorias na formação médica e trabalhando pela garantia do exercício ético da medicina, o Cremesp também mantém cobranças ao poder público por condições dignas na Saúde, pela valorização profissional dos médicos e por mais investimentos, visando, sempre, a qualidade do atendimento à população.

Lavínio Nilton Camarim é cirurgião do aparelho digestivo e presidente do Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo).

Palavra do leitor

Nair Lacerda
O que fizeram do que é nosso por direito? O Estado não dá suporte algum e a Prefeitura de Santo André elimina o pouco que tem e ainda abandona lugares importantes de Cultura da cidade, com estrutura pífia de baixa qualidade e falta de Segurança, com a presença de ‘noias’, ladrões e albergados ou moradores de rua, como, por exemplo, a Biblioteca Nair Lacerda. Até parece extensão da Casa Amarela! Vale também para todos os locais de Cultura públicos e onde há o que se chama ‘biblioteca’, porque, na verdade, perdeu essa função há tempos. Com isso, não sairemos do posto de ‘jecas tatus’ em relação a outros municípios mais desenvolvidos, como São Bernardo, que pelo menos está fazendo sua parte. Força, povo andreense! Vale a pena estudar e usar espaços públicos da cidade, que por direito são nossos, mas acho que devemos cobrar também. Há desinteresse dos usuários e estímulo pela ignorância popular. Será que um dia melhora? Fica o alerta!
Rafael Alves
Santo André

Moro
O juiz Sérgio Moro afirmou que o resultado das eleições de outubro está inserido no que ele chama de ‘risco de retrocesso’ no combate à corrupção. Moro disse que o País precisa de exemplos de ‘lideranças honesta e política’ para diminuir os incentivos e oportunidades de corrupção. Concordo plenamente com as afirmações desse heróico e destemido magistrado, que vem dando grandes exemplos de justiça ao nosso País. Creio que só ficou faltando dizer da necessidade comprovada de conduta anticorrupta para os atuais candidatos à Presidência da República. Se isso acontecer, 95% deles certamente seriam reprovados. Por que não começar desde já?
Benone Augusto de Paiva
Capital

Tragédias
A tragédia dos incêndios florestais na Grécia, obrigando o país a pedir ajuda internacional, serve de alerta a todas as nações para criarem planos emergenciais e preventivos. Estimam em 85 mortos, 560 feridos, muitas pessoas desaparecidas e prejuízo financeiro inestimável em tragédia que poderia ter sido minimizada. Diversos estudos comprovam que mais de 90% dos incêndios são causados pelo homem, portanto, é inadmissível o uso do fogo em qualquer material. Ressaltando que o fogo polui o ar, a água e destrói os nutrientes da terra. Em minha localidade tenho observado a diminuição das queimadas, pois as pessoas estão aprendendo a usar a matéria orgânica como fertilizante, conservador de umidade do solo, entre outros benefícios. É imprescindível que as escolas, empresas, igrejas, a sociedade civil e todos os setores trabalhem em conjunto para educar a população a fim de diminuir a queima de qualquer material.
Daniel Marques
Virginópolis (MG)

Resposta
Em relação à carta do leitor Nevino Antonio Rocco (Abandonada, dia 25), a Prefeitura de São Bernardo informa, por meio da Secretaria de Transportes e Vias Públicas, que a caçamba localizada na Rua Kara, próxima à Cidade da Criança, pertence à empresa Rudge Entulhos. A Pasta notificou o empreendimento, que realizou a retirada na tarde do dia 25.
Prefeitura de São Bernardo

Código
Em qualquer lugar onde a democracia se faça presente existe o CPM (Código de Posturas do Município), com vistas no quadro social. Na cidade de São Paulo não é diferente. O CPM tem a função de organizar o regime administrativo municipal. Oferece, a seu turno, modelo de gestão baseado nos seguintes aspectos: iluminação, infraestrutura, urbanização, moradia, saneamento básico, transporte, Segurança, meio ambiente e outros. Por meio de receita própria, gere recursos, verbas orçamentárias e arrecadação pública. Reúne medidas importantes de trabalho, aferindo o texto legal, tido como regra principal na tomada de decisões que envolvam pessoas e bens. Garante ao cidadão serviços essenciais, considerados de responsabilidade do município. Exige máxima transparência. Por isso, torna-se ferramenta usual para leitura. O Código de Posturas do Município traz à luz da questão o valor da opinião popular. Zela pelo bem público. O direito é um só!
Thiago Valeriano Braga
Capital 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;