Automóveis Titulo Mecanismo
Descubra como funciona um veículo autônomo
Da Redação, com assessoria
Do Garagem360
26/07/2018 | 14:48
Compartilhar notícia


Os veículos inteligentes já são uma realidade ao redor do mundo, inclusive no Brasil, onde alguns carros já circulam com sistemas como frenagem autônoma, controle de estabilidade, alerta de uso de cinto de segurança, airbags lateais e sensor de fadiga. Diante disso, o Cesvi Brasil/Mapfre (Centro de Experimentação e Segurança Viária), explica como funciona essa tecnologia.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

“Todo veículo autônomo conta com uma série de equipamentos tecnológicos, como radares, lidares (radar que usa laser no lugar de ondas eletromagnéticas de rádio para mapear o entorno), sensores, câmeras, lasers, GPS, computadores, atuadores, além de visão computadorizada. Ao atuarem juntos, os itens fazem com que o carro ‘sinta’ o ambiente e navegue sem a intervenção humana”, comenta Emerson Feliciano, superintendente técnico do Cesvi Brasil/Mapfre.

Foto: Divulgação

Segundo o especialista, a solução também utiliza as informações de GPS e sistema de sensores para aprimorar sua posição e construir uma imagem tridimensional do seu local atual. “Na maioria dos carros, a central computadorizada reúne todas essas informações e envia para os atuadores, que acionam pedais, volantes e comandos de sinalização, direcionando, sinalizando e movimentando o veículo na direção desejada”, comenta.

Contudo, é preciso lembrar que o veículo autônomo ainda exige a atenção máxima do motorista. “É essencial que o condutor esteja focado e concentrado no trajeto do carro, uma vez que, qualquer distração, por mínima que ela seja, pode acarretar em graves acidentes”, finaliza Feliciano.

Carros autônomos

Na galeria, conheça alguns carros autônomos testados ao redor do mundo:

 
 
  • Veículos utilizados no programa AVA
<
>

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;