Fechar
Publicidade

Segunda-Feira, 24 de Setembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Cultura & Lazer

cultura@dgabc.com.br | 4435-8364

Exposição no Paço Municipal andreense exalta cultura negra

Obras do artista paranaense Elifas Andreato podem ser visitadas de graça até sexta-feira


Marcela Munhoz

18/07/2018 | 07:00


 Sempre que tem oportunidade, o artista plástico paranaense Elifas Andreato separa para expor obras que homenageiam a cultura negra. São dezenas no seu acervo acumuladas durante anos de inspiração. Até sexta-feira, pequena parcela – 12 delas – pode ser vista no térreo um da Prefeitura de Santo André. A mostra A Arte Negra na Cultura Brasileira tem entrada gratuita.

“Fico muito feliz de, novamente, pode fazer refletir sobre o assunto”, conta Andreato, que assina a capa do CD mais recente do cantor Criolo. “É um cara poderoso, generoso”, define. Entre as celebridades retratadas na exposição está a cantora de samba Clementina de Jesus, por exemplo. “Essa eu fiz com pintura tradicional, tinta nanquim, mas costumo dizer que são as ideias de cada trabalho que determinam as técnicas”, explica.

Mostrar artistas negros, de acordo com Edson Rodrigues Veloso, presidente do Conselho Municipal da Comunidade Negra, é importante, pois “o reconhecimento das obras de Andreato é, indiretamente, uma forma de reconhecimento do valor dos afrodescendentes no campo das artes e da Cultura nacional”. Também fazem parte da mostra trabalhos que retratam a abolição da escravatura brasileira e o que ela representa 130 anos depois.

Elifas Andreato também é jornalista. Sua carreira começou em 1965, quando trabalhava como torneiro mecânico na Fiat Lux, em São Paulo, e começou a pintar painéis que decoravam os bailes da fábrica nos fins de semana.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;