Fechar
Publicidade

Quarta-Feira, 8 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

turismo@dgabc.com.br | 4435-8367

A ‘Guará’ de Frei Galvão


Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC

26/04/2007 | 07:01


Antes mesmo de ser canonizado, Frei Galvão já tem operado milagres no turismo de Guaratinguetá, sua terra natal. Embora a cidade fique a apenas 8 km do famoso santuário de Aparecida, até poucos meses atrás raros eram os devotos de Nossa Senhora que se lembravam de esticar a romaria à vizinha Guará. Mas tudo mudou quando o Vaticano anunciou a santificação do frei das pílulas milagrosas durante a visita de Bento XVI ao Brasil.

De acordo com o Secretário de Turismo da cidade, Nelson Baracho, a expectativa é de que o município – de 120 mil habitantes – atinja uma média de 30 mil turistas religiosos a cada fim de semana. Há quatro meses, esse número não passava de 2,5 mil visitantes, segundo registros das empresas de ônibus que empreendem roteiros do gênero no município, que viram a demanda de suas frotas saltar de 40 para até 220 veículos aos sábados e domingos.

As freiras da Irmandade de Frei Galvão também viram seu trabalho crescer: enquanto confeccionavam uma média de 10 mil pílulas milagrosas por mês, em março e abril últimos enrolaram nada menos que 200 mil papeizinhos. Em sua visita a Guará, no entanto, o pontífice não deverá demorar mais que uma hora. “Ele virá de Aparecida pela avenida Padroeira do Brasil, pegará a rotatória da Praça da Bandeira e, depois, passará pelas vias JK, João Pessoa e Alexandre Fleming antes de seguir pela estrada Tancredo Neves rumo à Fazenda Esperança”, explica Baracho.

O objetivo é que Bento XVI conheça o trabalho desenvolvido pelo Frei Hanz na recuperação de dependentes químicos. “A fazenda hospeda cerca de 250 jovens. Lá, eles trabalham e recebem toda a assistência necessária para se recuperar do vício. Fabricam produtos alimentícios no bairro de São Manuel e água sanitária na própria fazenda”, afirma o secretário, lembrando que a visita do papa deverá atrair mais 2 mil jovens vindos de outras propriedades de Frei Hanz instaladas mundo afora.

O circuito turístico-religioso formado com as cidades de Aparecida e Cachoeira Paulista, no entanto, já existia muito antes de Bento XVI anunciar sua visita à região. “O roteiro foi criado há mais de um ano, junto com o Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e as prefeituras dos três municípios. A intenção é fazer com que o romeiro permaneça mais tempo nas cidades. Normalmente, eles vêm a Aparecida pela manhã e partem logo após o almoço”, observa Baracho, que destaca as águas milagrosas da gruta de Nossa Senhora de Lourdes, na casa do Puríssimo Coração de Maria; os eventos no bairro do Gomeral e a escola de especialistas da aeronáutica – única no Brasil apta a forma sargentos – entre os principais pontos turísticos de Guaratinguetá. Além, é claro, do conjunto de monumentos que contam a história de Frei Galvão, como a casa em que nasceu; a Catedral de Santo Antônio, onde foi batizado e celebrou sua primeira missa; o seminário; e a igreja da Comunidade São José, que distribui as pílulas e exibe pinturas retratando alguns dos milagres do primeiro santo genuinamente brasileiro.

Festas - Preces à parte, Guará também reserva um espaço para festas. O próximo evento será a Expoguará, feira de agronegócios programada para os próximos dias 3 a 6, com rodeio, apresentação do locutor Gleidson Rodrigues na quinta e shows de Cezar e Paulinho (sexta), Só Pra Contrariar (sábado) e da dupla César Menotti & Fabiano (domingo).

Já o Bairro do Gomeral é famoso pelas provas de Down Hill e pelos trutários. Entre os dias 28 de junho e 1º de julho, o local servirá de palco para mais uma edição do Festival da Truta, que chega a reunir 3 mil pessoas, no espaço montado junto à igreja de São Lázaro, por conta dos seus shows de música orquestrada e tendas com pratos inéditos do peixe desenvolvidos por pousadas e restaurantes da região.


Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;