Economia Titulo
UE indica secretário alemao para Presidência do FMI
Do Diário do Grande ABC
28/02/2000 | 12:51
Compartilhar notícia


Os ministros da Economia dos Quinze designaram o secretário de Estado das Finanças alemao Caio Koch-Weser como candidato da Uniao Européia para a sucessao de Michel Camdessus à Presidência do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Caio Koch-Weser, brasileiro naturalizado alemao, foi proposto e apoiado pelo chanceler alemao Gerhard Schroeder, que praticamente impôs o nome a seus quatorze sócios europeus.

A Gra-Bretanha emitiu há 15 dias suas reservas durante uma reuniao de ministros europeus das Relaçoes Exteriores, mas Londres deu seu consentimento à candidatura nesta segunda.

A França, no início reservada, se uniu à candidatura do alemao, e estimou que o cargo de direitor geral do FMI deve voltar para maos européias.

Dois candidatos se apresentaram oficialmente: o ex-ministro adjunto das Finanças japonês, Eisuke Sakakibara, e o atual diretor geral adjunto do FMI, o americano Stanley Fischer.

Por tradiçao, um europeu assume a direçao do FMI e um americano a Presidência do Banco Mundial, o organismo-irmao de ajuda ao desenvolvimento.

Os Estados Unidos nao apresentaram oficialmente a candidatura de Stanley Fischer, e sim a de José Pedro de Morais, administrador do Fundo em representaçao de vinte países africanos de língua inglesa, entre eles a Africa do Sul e a Nigéria.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;