Fechar
Publicidade

Quarta-Feira, 26 de Setembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

dmais@dgabc.com.br | 4435-8396

Mundo conta com cerca de 24 milhões de adolescentes fumantes

Marcelo Camargo/Agência Brasil Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Do Diário do Grande ABC

15/07/2018 | 07:12


Levantamento organizado pela Organização Mundial da Saúde mostrou que cerca de 24 milhões de adolescentes com idades entre 13 e 15 anos de todo o mundo fumam cigarros em sua rotina. Desses usuários, 17 milhões são homens e 7 milhões são mulheres. O hábito do tabagismo está diretamente ligado ao surgimento do câncer de pulmão.

Os dados também apontam que 4% das pessoas dessa faixa etária (o que corresponde por volta de 13 milhões de indivíduos) usam produtos como cigarros eletrônicos e narguilés. O Conselho Federal de Medicina alerta para o fato de que esses produtos, conhecidos popularmente por serem menos noscivos (mas sem comprovação), também causam risco à saúde.

No Brasil, pesquisa montada pelo Instituto Nacional do Câncer em parceria com o Ministério da Saúde revelou que o País conta com cerca de 100 mil adolescentes fumantes. Apesar de, no País, ser proibida a venda de cigarros para menores de 18 anos, é estimada que a média de início desse tipo de ação gira em torno dos 16 anos. 

Entre as informações da pesquisa nacional, o trabalho mostra que adeptos de 15 a 17 anos apresentam maior índice de obesidade abdominal do que não praticantes diários do vício. Detalhe que a taxa é 130% maior entre os rapazes, com a porcentagem feminina chegando a 60% superior. Esse tipo de complicação é fator de risco em relação ao desenvolvimento de problemas de saúde sérios, casos de diabetes e doenças cardiovasculares. 



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;