Diarinho Titulo Curiosos
Informações vindas diretamente do 'Manual do Mundo'

Popular e respeitado canal do YouTube sobre curiosidades diversas festeja dez anos de atividades

Por Luís Felipe Soares
15/07/2018 | 07:22
Compartilhar notícia
Divulgação


Decifrar questões diversas existentes no planeta é tarefa bem difícil. Não faltam curiosidades a serem exploradas dentro das áreas da ciência, matemática, geografia, saúde e utilidades diárias. São dúvidas e desafios que surgem em torno de como é fabricado o alumínio, aprender a fazer a tabuada com ajuda das mãos, investigar a parte interna da bola da Copa do Mundo ou descobrir o segredo do ‘chocolate infinito’. Tentar encontrar respostas tem sido mais fácil – e divertido – nos últimos tempos graças à criação do Manual do Mundo (www.youtube.com/manualdomundo), um dos mais conhecidos endereços do YouTube brasileiro. 

O projeto foi iniciado em 2008 pelo jornalista Iberê Thenório, que divide a produção com a mulher, Mariana Fulfaro, e completa dez anos nesta temporada com muitos motivos para comemorar. Ele bateu recentemente a marca de 10,686 milhões de inscritos, o bastante para colocá-lo como maior canal de ciência e tecnologia do País, e Iberê aparece no topo da lista dos youtubers nacionais com mais credibilidade, ou seja, suas informações passadas são confiáveis.

“O Manual do Mundo surgiu da ideia de ensinar as pessoas a fazerem as coisas em casa”, comenta Mariana. A ideia de ajudar o público passa por simples dicas, caso de receita de brigadeiro no micro-ondas, até questões um tanto quanto complexas, a exemplo do passo a passo da construção de uma escavadeira de controle a distância. 

No total, as postagens rendem número superior a 1.843 bilhão de visualizações. Longe do trabalho, os responsáveis acessam o YouTube atrás de material variado que os ajuda a pesquisar e a relaxar. “Vemos de tudo. De receitas a vídeos de curiosidades aeronáuticas. Em nosso tempo livre gostamos de ir para o Interior, cuidar de plantas, encontrar com os amigos e brincar ao ar livre com a Helena (filha do casal).” 

Segundo Mariana, o contato com os fãs ao longo do tempo é pedaço especial do trabalho do canal educativo. “Como já temos dez anos de história, muitas crianças cresceram e hoje estão na faculdade. Várias pessoas já nos contaram que escolheram uma carreira ligada à área de ciências por conta do Manual do Mundo”, diz a produtora.

Parte da interação ocorre em arenas temáticas que passam por diversos centros comerciais e espaços culturais. “Acreditamos que tudo o que ensinamos e mostramos deve ser transposto para a vida off-line. Ter os espaços físicos reforça essa ideia.” Quem os acompanha, é bom ficar de olho na agenda da dupla para saber quando estará em mais um evento. Se não, basta alguns cliques para ver o que andam aprontando na internet.

Vídeos são feitos em etapas e material pode ser temático

O Manual do Mundo é movimentado com vídeos novos colocados on-line sempre às terças e aos sábados, às 11h30. A preocupação é que as atividades possam ser reproduzidas em casa sem oferecer qualquer risco para ao público de todas as idades.

Os assuntos demoram certo tempo para ganhar formato audiovisual. São necessárias etapas para verificar se as ideias são interessantes e funcionais. É preciso escolher a pauta, realizar testes para ver se as ações funcionam e pesquisar as explicações científicas. Depois é a vez de produção do vídeo, gravação, processo de edição e, finalmente, a postagem na internet. 

Além das já conhecidas experiências e desafios propostos, o canal também conta com os projetos #Boravê, onde visitam locais e fábricas atrás de respostas sobre produtos do local; o #DúvidaCruel, buscando resoluções para perguntas inusitadas; e os episódios do SciTruco, game de perguntas sobre ciências que brinca com as regras do truco (jogo de cartas).

“Temos várias categorias, todas que amamos, mas hoje a produção da série #Boravê e o desenvolvimento do submarino, que lançaremos como primeiro vídeo no ano que vem, são os projetos que mais estão mexendo com a gente”, comenta Mariana Fulfaro, cocriadora do Manual do Mundo, lembrando sobre o ‘grande desafio’ desta temporada. Todos os passos dados em torno da montagem do veículo aquático caseiro estão no Vlog do Manual do Mundo (www.youtube.com/vlogdoibere).

O espetáculo ‘Manual do Mundo’ tem sessão única no domingo (22), no Tom Brasil, em São Paulo.  São experiências ao vivo e rodadas de SciTruco com o público. Os ingressos custam entre R$ 60 e R$ 140 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;