Fechar
Publicidade

Sábado, 16 de Fevereiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Automóveis

automoveis@dgabc.com.br | 4435-8337


Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Motorista deve ter cuidados especiais ao dirigir perto das praças de pedágio

Da Redação, com assessoria

12/07/2018 | 14:18


Quem vai pegar a estrada precisa redobrar a atenção nas praças de pedágio. Perto delas, o desenho da rodovia começa a apresentar variações inesperadas, o que pode trazer algum risco para o motorista menos atento.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

As quantidades de faixas começa a se multiplicar e o condutor tenta identificar qual cabine está com fila menor para o pagamento do pedágio. O ideal é escolher já de longe, prestando atenção às que estão realmente ativas (elas terão uma luz verde sinalizando).

Adote uma cabine e siga as faixas demarcadas no piso até chegar a ela. Nunca mude de faixa quando já estiver em um corredor de faixa contínua.

Atente-se à redução gradual de velocidade, mantendo uma distância segura do veículo à frente e sempre sinalizando essa diminuição, usando o pedal de freio para avisar o veículo de trás – assim você evita possíveis colisões dianteiras e traseiras. Também respeite os limites de velocidade no trecho. Eles serão bem menores do que os do resto da rodovia – geralmente, 40 km/h.

Não procure notas ou moedas enquanto dirige. Antes de sair de casa, já deixe o dinheiro separado e acomodado em um console de fácil acesso para evitar distrações. Esqueceu de separar o dinheiro? Então deixe para procurá-lo quando estiver com o carro parado na fila, já próximo à cabine.

Durante a cobrança, evite se estender demais para fora do veículo a ponto de perder o contato dos pés com os pedais. Parando próximo à cabine, a distância será suficiente para você apenas esticar o braço e realizar o pagamento com segurança.

Feito o pagamento, primeiro acomode o troco e o recibo no porta-objetos, para depois iniciar o movimento do veículo.

Para sistemas de cobrança eletrônicos é importante que você visualize quais cabines estão disponíveis, observando as placas informativas. Mantenha-se nas faixas exclusivas para esse tipo de cobrança, que na maioria das vezes ficam nas cabines laterais das praças de pedágios.

No momento da saída do pedágio, fique atento às faixas, pois elas sofrerão um afunilamento na via, aumentando a velocidade em conjunto com o fluxo até retornar ao desenho convencional da pista. Depois, siga sua viagem com segurança.

Ao acessar você concorda com a nossa Política de Privacidade.


Para continuar, faça o seu login:


  • Aceito receber novidades e ofertas do Diário do Grande ABC e parceiros por
    correio eletrônico, mala direta, SMS ou outros meios de comunicação.


Ou acesse todo o conteúdo de forma ilimitada:

Veja como ter acesso a todo o conteúdo de forma ilimitada:

Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;