Fechar
Publicidade

Sexta-Feira, 16 de Novembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

|

Indústria aponta 30 profissões do futuro


Wilson Marini

12/07/2018 | 07:14


Que o mercado de trabalho está se transformando, a maioria da população já tem essa percepção. Mas quais serão as profissões das próximas décadas? Prepare-se para ouvir, daqui para frente, expressões como engenheiro de cibersegurança, técnico em informação e automação, mecânico de veículos híbridos e projetista para tecnologias 3D. Esses ofícios devem surgir e se consolidar no mercado nos próximos cinco a dez anos, segundo relatório que acaba de ser divulgado pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). A previsão é que surjam pelo menos 30 novas ocupações em áreas que devem sofrer impacto da chamada quarta revolução industrial, ou indústria 4.0, termo usado para a integração do mundo físico e virtual por meio de tecnologias digitais, como internet das coisas, big data e inteligência artificial.

Orientação vocacional

Para o diretor-geral do Senai, Rafael Lucchesi, o material produzido pela instituição é uma boa referência para os jovens que buscam uma profissão e os profissionais que desejam se atualizar. “As tecnologias digitais vão criar uma miríade de novos negócios e transformar o mercado de trabalho”, diz ele. “As pessoas terão um processo contínuo de aprendizado ao longo de vida. Vão precisar se requalificar permanentemente para adquirir novas competências.”

As novas profissões
São estes os ofícios do futuro, segundo o Senai:
4 Setor automotivo – mecânico de veículos híbridos; mecânico especialista em telemetria; programador de unidades de controles eletrônicos; técnico em informática veicular.
4 Setor de alimentos e bebidas – técnico em impressão de alimentos; especialista em aplicações de TIC para rastreabilidade de alimentos; especialista em aplicações de embalagens para alimentos.
4 Setor de construção civil – integrador de sistema de automação predial; técnico de construção seca; técnico em automação predial; gestor de logística de canteiro de obras; instalador de sistema de automação predial.
4 Setor têxtil e vestuário – técnico de projetos de produtos de moda; engenheiro em fibras têxteis; designer de tecidos avançados.
4 Setor de tecnologia da informação e comunicação – Analista de IoT (internet das coisas); engenheiro de cibersegurança; analista de segurança e defesa digital; especialista em big data; engenheiro de softwares
4 Setor de máquinas e ferramentas – projetista para tecnologias 3D; operador de high speed machine; programador de ferramentas; técnico de manutenção em automação.
4 Setor químico e petroquímico – técnico em análises químicas com especialização em análises instrumentais automatizadas; técnico especialista no desenvolvimento de produtos poliméricos; técnico especialista em reciclagem de produtos poliméricos; especialista em técnicas de perfuração; especialistas em sismologias e geofísica de poços; especialistas para recuperação avançada de petróleo. 



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;