Tecnologia Titulo Gasto
Saiba quais são os aparelhos elétricos que mais consomem energia no inverno
Da Redação, com assessoria
Do 33Giga
10/07/2018 | 12:18
Compartilhar notícia


O inverno começou no último dia 21, período no qual as pessoas tendem a usar em potência máxima aparelhos como aquecedor, lava-louças, torneira elétrica, entre outros. Mas, de acordo com Wagner Cunha Carvalho, CEO da W-Energy, o chuveiro elétrico é o grande vilão deste período, pois consome 30% a mais de energia que nos dias quentes.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que as contas de luz no mês de julho continuarão com a bandeira tarifária vermelha no patamar 2, o maior entre as faixas de tarifas. Isso significa uma cobrança extra de cinco reais a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos desde junho. Segundo a Aneel, a decisão foi tomada em razão do fim do período chuvoso e a redução no volume dos reservatórios das usinas hidrelétricas.

Outra dica importante é estar atento às luzes dos ambientes e equipamentos de uso intermitente em tomadas, que interferem no consumo de energia e na eficácia de outros aparelhos. Na escala de maior gasto estão ar-condicionado (na função quente ou frio) e a geladeira — que representa 30% de consumo. No total de consumo de uma casa, na sequência vem o chuveiro elétrico com 25%, a iluminação 20%, o aparelho de televisão 10%, ferro elétrico 6%, máquina de lavar 5% e todos os demais ficam na faixa dos 4%.

“Um ponto esquecido é o tipo de iluminação do ambiente. Lâmpadas decorativas podem consumir bastante energia sem percebermos. A tecnologia LED (Light Emitter Diode) hoje em dia é uma das mais eficientes e contribui muito para redução do consumo”, diz o especialista. Ele ainda fecha com uma dica para as famílias que vão viajar no inverno. A recomendação para diminuir a conta de energia é desligar o maior número possível de aparelhos e colocar a geladeira em potência baixa, pois mesmo eles consomem mesmo na opção stand by.

Leia mais: 
Economizador de bateria: conheça apps que prometem fazer a energia do seu celular durar mais
Conta de energia: eletrodoméstico correto pode economizar mais de R$ 700 ao ano
UVB-76: a rádio russa fantasma que emite mensagens misteriosas

Vive com o celular plugado na tomada? Confira uma retrospectiva que mostra como esse aparelho evoluiu ao longo dos anos:

 
 
<
>



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;