Economia Titulo Bancos
BNDES: consultas e enquadramentos de pedidos de crédito crescem cerca de 5%
Por
10/07/2018 | 11:16
Compartilhar notícia
Agência Brasil


As consultas e os enquadramentos dos pedidos de crédito no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) cresceram aproximadamente 5% no primeiro semestre, na comparação com o período de janeiro a junho de 2017, afirmou nesta terça-feira, 10, o presidente da instituição de fomento, Dyogo Oliveira. Para o segundo semestre, porém, o cenário eleitoral poderá ser um entrave. "O resultado é positivo até junho. É evidente que, com a proximidade do período eleitoral, estamos esperando que haja uma retração das empresas, porque naturalmente as decisões de investimento dependem do cenário político do País", afirmou Dyogo, ao deixar visita institucional ao Museu de Arte do Rio (MAR), na região portuária da capital fluminense.

O presidente do BNDES destacou ainda que a desaceleração da economia também impacta negativamente nos números do banco de fomento. "Num cenário de menor atividade, as empresas acabam também retraindo seus investimentos", disse, reafirmando que o calendário de devoluções de recursos do BNDES ao Tesouro Nacional está mantido.

As consultas e os enquadramentos são os primeiros passos do processo de pedido de empréstimo ao BNDES. Seu comportamento funciona, tradicionalmente, como um indicador antecedente do apetite das empresas por crédito para investimentos. O BNDES divulgará dados fechados do primeiro semestre no próximo dia 24.

Dyogo evitou comentar as discussões em torno da associação da Embraer com a americana Boeing. De quinta-feira, quando detalhes do negócio foram divulgados, para cá, pouco mudou, segundo o executivo. O BNDES detém cerca de 5% do capital da Embraer, por meio da BNDESPar, sua empresa de participações. O banco é o maior acionista brasileiro da fabricante de aviões, que não tem controle definido.

"As informações que temos são as mesmas que todo mundo tem. A partir de agora é que vamos começar a discutir mais detalhadamente", afirmou Oliveira. Consta na agenda pública dele um encontro com executivos da Embraer nesta terça-feira à tarde.

Questionado sobre se o leilão de privatização das distribuidoras de energia da Eletrobras, coordenado pelo BNDES, está mantido para o próximo dia 26, Dyogo disse apenas que o projeto de lei (PL) que autoriza a venda "está tramitando". "Teve aprovação na Câmara, faltam alguns destaques. Estamos confiantes de que vai avançar", disse o presidente do BNDES.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;