Fechar
Publicidade

Sexta-Feira, 21 de Setembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

|

Autodesenvolvimento gera vantagens


Cíntia Bortotto

09/07/2018 | 07:05


O autodesenvolvimento é um assunto que vem crescendo no dia a dia corporativo e pode trazer muitos benefícios em curto, médio e longo prazos.

A principal vantagem é que você não depende de uma instituição, seja a empresa em que trabalha ou outra, para continuar o seu processo de desenvolvimento. Outro ponto positivo é que, quando você toma a frente de seu aprendizado, passa a estar preparado antes para as oportunidades que aparecem. É você quem escolhe exatamente no que quer investir, não tendo necessariamente de ter relação com o que você faz hoje ou o que a empresa entende que você terá de fazer amanhã.

Há vários caminhos para seu autodesenvolvimento, desde treinamentos, workshops até leituras de artigos e jornais. Algumas ferramentas indico para todos, como:

– Coaching: peça para alguém ser seu orientador em determinado tema.

– Leituras: leia sempre e cada vez mais; livros, artigos, jornais são fontes repletas de conhecimento e lhe ajudam a refletir sobre suas próprias ações.

– Benchmarking: aproveite sempre que possível para saber o que os outros estão fazendo. Isso sempre o favorece a inovar, sugerir e fazer a crítica saudável.

– Assuma a responsabilidade: assumir projetos, novos desafios ou conhecer novas áreas são fontes de conhecimento e aquisição de novas habilidades e competências.

– Treinamentos: participar de treinamentos também é positivo, mas não esqueça de se planejar financeiramente e escolher instituições sérias.

O balizador do autodesenvolvimento é o plano de carreira. Onde você quer chegar? Em quanto tempo? Por quais passos tem de passar? Quais são suas fortalezas ou fragilidades?

Quando se responde a estas perguntas, podemos ter ações mais focadas, como, por exemplo, fazer curso de inglês intensivo no Exterior, ou ações contínuas, como ler o caderno de Economia todos os dias para ter mais informações para o trabalho.

O RH tem estimulado e disponibilizado recursos para autodesenvolvimento, que estão cada vez mais à disposição dos funcionários, como, por exemplo, livros, revistas, artigos, DVDs, CDs. Muitas empresas têm bibliotecas, ou mesmo na área de treinamento você pode encontrar este tipo de recurso. Os gestores também têm papel importante quando sugerem novos projetos, desafios, necessidades de bench, ou estimulam mudanças de áreas.

Aproveite para investir em seu autodesenvolvimento.

Siga confiante e boa sorte!
 



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;