Comunista assumido, o escritor português fez críticas aos partidos de esquerda em todo o mundo. Ele afirmou que o socialismo praticamente inexiste na Europa e avaliou que os partidos de esquerda latino-americanos estão caminhando cada vez mais em direção de ideais de direita, como o neo-liberalismo. Nas palavras de Saramago, a esquerda "atravessa um deserto", sem idéias compatíveis com o mundo atual.
No campo da literatura, o vencedor do Nobel revelou que trabalha atualmente numa obra intitulada 'Ensaio sobre a Lucidez', que seria um contraponto ao 'Ensaio sobre a Cegueira' – de sua autoria. O escritor previu que o livro será concluído no final deste ano e deverá ser lançado no Brasil em abril de 2004.
Saramago participou nesta segunda-feira, em São Paulo, de um fórum sobre educação, ao lado do governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB), e do ministro da Educação, Cristovam Buarque. À tarde, Saramago participou de evento promovido pela editora Moderna. Modesto, ele disse que não entendia porquê a imprensa brasileira queria ouvi-lo numa entrevista coletiva.
Com informações da Rádio CBN
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.