Memória Titulo Memória
Permanecemos na Rússia
Por Ademir Medici
04/07/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Pedalando pela Rússia, o professor Sérgio Miranda Paz representa com galhardia o Memofut (Grupo Literatura e Memória do Futebol) esse time de historiadores futebolísticos que se reúne todo mês no Museu do Futebol, no Pacaembu. E Sérgio Paz vai colaborando com esta página Memória, hoje focalizando a modernidade moscovita.

“Mesmo com tanta história e tradição, Moscou tem espaço para a modernidade”, conta ele. “Li em algum lugar que, depois de Nova York, Moscou é a cidade que tem a maior quantidade de milionários do mundo.”

Memória gostou da ideia do Sérgio Paz em destacar na maioria das fotos a sua bicicleta.

PINGUE-PONGUE

Qual a marca e ano da sua bike?

O modelo da minha bicicleta é ‘Caloi 100’, lançado em 1998, ano do centenário da fundação da loja de bicicletas de Luigi Caloi na Rua Barão de Itapetininga, em São Paulo. 

Minha bicicleta foi comprada em 2000.

Você já viajou de bicicleta em outros países?

Antes da Rússia eu já a tinha levado para a Austrália, a Alemanha e a África do Sul, além de várias viagens pelo Brasil. 

É muito caro ($) transportar uma bicicleta do Brasil para a Europa?

Nunca tive que pagar para transportá-la antes. Mas houve uma mudança na política de cobrança de bagagem pelas companhias aéreas. 

Desta vez, devo ter gasto uns US$ 500 em taxas. Mas está valendo a pena cada centavo! Já rodei com ela mais de 500 quilômetros.

Diário há 30 anos

Domingo, 3 de julho de 1988 – ano 31, edição 6795

Grande ABC – Saídas viárias para municípios vizinhos da região apresentam muitos problemas: sinalização precária, 

obras em andamento, falta de infraestrutura.

Curvas fechadas e falta de iluminação na Estrada de Sapopemba.

Falta pavimentação na Estrada do Alvarenga

Obras do anel viário metropolitano não terminam nunca.

Memória – Os japoneses de Rio Grande da Serra.

Diário – Os 15 anos do Diarinho.

Santos do Dia

André de Creta

Isabel de Portugal

Hoje

Dia do Operador de Telemarketing

Em 4 de julho de...

1863 – Pedro Setti nasce em Pogio Rusco, na Itália. Vem para o Brasil ainda jovem, com as primeiras famílias de imigrantes italianos. Foi comerciante, capitão da Guarda Nacional e vereador.

1918 – O operário espanhol Antonio Martins Benite, morador de São Caetano, sofre acidente numa fábrica da chamada Estação São Caetano. Têm os membros inferiores afetados. Ele é internado na Santa Casa de São Paulo.

A guerra. Do noticiário do Estadão: na frente ocidental, melhoria das posições francesas entre os rios Oise e Aisne; os norte-americanos mantêm as posições conquistadas na região de Vaux; o inimigo retoma o terreno perdido a nordeste de Albert.

Nota – Oise, Aisne, Vaux e Albert, denominações geográficas da França.

1948 – Falece, em São Paulo, o escritor Monteiro Lobato.

1968 – Prefeito Fioravante Zampol promulga a lei número 2.990, que cria o Salão de Arte Contemporânea de Santo André.

1978 – João de Paula Rodrigues toma posse como o primeiro presidente da SAB dos Jardins Paramount, Copacabana e Guarujá, em São Bernardo.

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 4 de julho:

Em São Paulo, Ibitinga, elevado a município em 1890, quando se separa de Araraquara; e Tanabi, elevado a município em 1924, quando se separa de São José do Rio Preto.

Em Santa Catarina, Alto Bela Vista e Paial

No Mato Grosso, Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Juruena, Matupá, Nova Mutum, Porto Esperidião, São José do Povo e Tapurah

No Pará, Curralinho

No Paraná, Iracema do Oeste

No Mato Grosso do Sul, Paranabaíba

Em Rondônia, Parecis

No Piauí, Piripiri

No Rio Grande do Sul, Taquari

Em Goiás, Uruaçu

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;