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Acúmulo de funções


Vanessa Aguiar
Gerente de recrutamento da Robert Half

03/07/2018 | 07:24


1 – A empresa em que trabalho precisou reduzir a equipe devido aos últimos desafios do mercado, o que fez com que os funcionários mantidos ficassem sobrecarregados. O que fazer nessa situação?

Essa foi a realidade de muitas empresas do País. Porém, são em períodos como estes que as companhias avaliam com quais profissionais podem realmente contar. É uma fase que vai exigir ainda mais empenho dos profissionais e, para não se perder nas tarefas diárias, é preciso ter muita organização e foco nos resultados, além de ser mão na massa, para evitar perda de produtividade. Faça uma seleção para separar as ações entre urgentes e importantes e, se necessário, negocie os prazos de entrega. Mantenha seu gestor informado sobre as suas execuções para que ele tenha tranquilidade de que as tarefas estão sendo realizadas e, assim, evitar estresses desnecessários nesse período, que já é complicado o suficiente.

2 – Se já estou sobrecarregado, mas ainda assim continuo recebendo novos trabalhos, qual deve ser meu posicionamento diante do meu chefe?

Converse com seu gestor e mostre sua rotina a ele. Apresente quais tarefas está executando e peça ajuda para definir quais ações são mais urgentes. Assim, você pode estabelecer uma ordem de prioridade e ele vai estar ciente de que alguns projetos poderão atrasar. Manter esse diálogo aberto é muito importante, porque mostra sua preocupação com o trabalho e a empresa, além de alinhar as expectativas dos envolvidos.

3 – Quando estou sobrecarregado no trabalho acabo ficando mais estressado. Como manter a qualidade de vida nessa fase?

Na medida do possível, mantenha uma rotina saudável, com alimentação balanceada, atividade física e tempo com família e amigos. Evitar fazer hora extra é importante, por isso trabalhe com base em um planejamento do dia para aproveitar bem o seu horário de expediente. Evitar pequenas distrações, como conversas ao celular, pausas longas para café e checagem das redes sociais, com certeza otimizará seu tempo.

4 – Existem vantagens para o funcionário que acumula funções?

Sim, claro. Se você está sobrecarregado porque houve cortes na sua empresa, pense que você foi umas das pessoas escolhidas para ficar, o que indica que a empresa está satisfeita com o seu trabalho e confia em você para ajudá-la a passar por momento delicado. Essa também pode ser oportunidade de desenvolver novas habilidades e aprender a gerenciar melhor seu tempo. Em momentos econômicos desafiadores, a tendência é que aqueles que conseguirem ter atitude positiva terão maior chance de valorização futura e terá seu currículo enriquecido, aumentando as chances de empregabilidade.

5 – Sempre ouço falar que nesses momentos ser profissional multitarefa é essencial. Quais são habilidades desse perfil?

É considerado profissional multitarefa aquele que consegue realizar mais de uma atividade diferente ao mesmo tempo, de maneira organizada, do início ao fim da ação. É imprescindível que o profissional tenha alta capacidade para planejar e priorizar as atividades. Esse planejamento é importante para que ele entenda as possibilidades de execução, estabeleça prioridades e, inclusive, avalie o momento de dizer ‘não’ para um pedido. 



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