Política Titulo Plano embrionário
Sto.André reserva R$ 800 mil para Parque Tecnológico

Recursos estavam vinculados a fundo municipal de desenvolvimento e serão revertidos para financiar projeto executivo

Fabio Martins
Do Diário do Grande ABC
01/07/2018 | 09:51
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


O governo do prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), reservou montante de R$ 800 mil que estava vinculado ao fundo municipal de desenvolvimento econômico para financiar projeto executivo para a idealização do Centro de Inovação, proposta considerada embrião do Parque Tecnológico local, em tratativas desde 2010, data do pré-credenciamento do governo de São Paulo, e que teve inscrição efetiva realizada junto ao SPTec (Sistema Paulista de Parques Tecnológicos) em 2016.

Com o provisionamento, o montante armazenado do fundo será executado a partir do resultado de licitação para destravar o projeto. “A ideia é buscar o andamento da proposta para promover previsibilidade dos gastos envolvidos para a obra, e atraindo investidores privados para parcerias”, pontuou a administração tucana.

O Centro de Inovação é o projeto inicial do polo, uma vez que objetiva materializar o parque em uma edificação que pretende concentrar os agentes que constituem o ecossistema de inovação da cidade, além de startups que estão na fronteira tecnológica de suas atividades. “Haverá a presença de grandes empresas neste ambiente, trazendo desafios e promovendo programas de inovação aberta. A pretensão é um modelo de gestão privada, a fim de oferecer grande dinamismo à estrutura, além de viabilizar a captação de investimentos para as empresas”, frisou a Prefeitura.

Os módulos considerados estratégicos que irão funcionar no centro vão desde coworking (local que reúne estrutura necessária para que outras companhias se juntem para desenvolver seus negócios), espaços para empresas de base tecnológica, eventos e reuniões, de incubação, showroom e laboratórios compartilhados, além de serviços.

Algumas entregas de espaços relacionados ao polo, de acordo com o governo, estão previstas ainda para este ano, como “leis de acesso à incentivo fiscal, e atividades que integram institucionalmente o ecossistema de inovação, por meio da oferta integrada de serviços tecnológicos de entidades do sistema S, instituições de ensino, associações empresariais, entre outros atores estabelecidos em Santo André”.

O procedimento terá pontapé inicial com a operação da incubadora, provavelmente dentro do prédio da Rhodia, junto com o novo projeto chamado de Poupatempo do Empreendedor e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;