Política Titulo Novo nome
Uip deixa FUABC para permanecer na FMABC
Raphael Rocha
26/06/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Ex-secretário de Saúde do Estado, o médico infectologista David Uip não vai mais presidir a FUABC (Fundação do ABC) para se dedicar somente à direção da FMABC (Faculdade de Medicina do ABC).

Indicado por São Bernardo, Uip levou à Promotoria de Fundações a proposta de alteração nas regras para poder dirigir as duas organizações. O retorno do Ministério Público, entretanto, foi negativo porque um dirigente de mantenedora – no caso, a FUABC –, não pode assinar ordens de despesa e receita de uma mantida – no caso, a FMABC. O orçamento da Faculdade de Medicina é repassado pela Fundação do ABC.

Com esse posicionamento do MP, Uip comunicou o prefeito Orlando Morando (PSDB), quem o apresentou ao conselho de curadores, sobre sua decisão de ficar somente à frente da FMABC. Em entrevista ao Diário em maio, Uip não escondeu a motivação em comandar a Faculdade de Medicina. Ele também havia dito que sua passagem pela FUABC seria de transição, mas que não poderia negar um convite de Morando.

Desde sua apresentação como nome de São Bernardo, Uip evitou assinar documentos e liderar discussões até ter esse parecer do MP. Nesse período, quem presidiu interinamente a Fundação foi Adriana Berringer Stephan, de São Caetano. Ela seguirá no comando da entidade em caráter temporário.

Segundo a Prefeitura de São Bernardo, até sexta-feira nova indicação será feita para comandar a FUABC. Cabe à cidade a nomeação do presidente da organização até o fim do ano que vem. “Ressalta-se o lamento em torno da situação, uma vez que o senhor David Uip é o nome importante para dar prosseguimento a esse projeto. Contudo, o substituto será à sua altura, em termos credenciais”, assegurou o governo Morando.

Por nota, a FUABC informou que não foi notificada pela Promotoria de Fundações sobre o caso. RR

NOVO NOME
Uip deixa FUABC para permanecer na FMABC
Promotoria de Fundações diz que ex-secretário de Saúde não pode ficar à frente das duas entidades 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;