Prefeitura de São Bernardo promete recolocar caçambas na Rua Maria Adelaide Lima Quelhas
Moradores do Jardim Olavo Bilac, em São Bernardo, descartam, de forma irregular, lixo e entulho em dois pontos da calçada da Rua Maria Adelaide Lima Quelhas. O mais curioso é que as duas pilhas de resíduos estão localizadas embaixo de placas com aviso sobre a proibição do ato. Conforme moradores, as duas áreas contavam com caçambas de coleta, que foram removidas, há cerca de um mês, para manutenção, e não recolocadas.
As montanhas de lixo são recolhidas duas vezes ao dia pela administração municipal e novamente formadas quase que instantaneamente, já que os pontos são utilizados pelos moradores da rua e também pela comunidade DER, já que a coleta regular não atende as vielas.
Químico aposentado e morador da comunidade há 40 anos, Cícero Pereira Tavares, 66 anos, revela descartar seu lixo em um dos pontos proibidos. Segundo ele, três caçambas costumavam estar disponíveis para a população, mas foram sendo retiradas pela Prefeitura com o passar do tempo. “Só tem uma disponível e não cabe o lixo de todo mundo. Sempre fica um monte (de resíduo) para fora. Agora, eles tiraram essa também, e a gente coloca na rua mesmo. Não tem outro lugar”, afirma.
Ainda segundo Tavares, apesar da coleta frequente, os resíduos atraem animais de rua, moscas e até ratos. A equipe do Diário esteve ontem no local e flagrou um morador descartando entulho na pilha.
O segundo ponto de acúmulo na via é junto ao muro do prédio da Previdência Social. De acordo com a dona de casa e moradora do bairro há mais de 30 anos Joelma Silva, 41, ali a situação piora. “O lixo bloqueia completamente a calçada, não tem como o cidadão passar”, diz ela, que também admite descartar resíduos no local. “Deixo meu lixo lá, mas perto do horário que o lixeiro vem, exatamente para não acumular.”
Procurada, a Prefeitura de São Bernardo informou que as caçambas foram retiradas para manutenção e serão recolocadas assim que os trabalhos forem finalizados. A administração também informa que edital para a contratação de nova empresa para executar os serviços foi aberto e, assim que o novo contrato for assinado, a quantidade de caçambas será ampliada para atender melhor a população local.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.