Fechar
Publicidade

Sábado, 22 de Setembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

|

COPA 2018 - Davi contra Golias


Marcio Bernardes

21/06/2018 | 13:37


Atualizada às 16h32

(Sa~o Petersburgo) - Tite tem de trabalhar mais a cabec¸a do que a te´cnica dos seus pupilos e os jogadores – por exemplo, Marcelo –, tera~o de entender que a frase e´ batida, mas cabe agora perfeitamente: todos tera~o de colocar o corac¸a~o na ponta da chuteira.

(Sa~o Petersburgo) - Não e´ exagero dizer que o Brasil e´ amplamente favorito contra a Costa Rica. No´s sabemos disso, o mundo sabe e ate´ os valentes costarriquenhos reconhecem a superioridade brasileira. No ranking da Fifa, retrospecto de jogos e confrontos diretos, e na categoria individual dos jogadores, o Brasil e´ muito melhor.

Mas o sa´bio filo´sofo ja´ dizia para os imperadores romanos: uma coisa e´ uma coisa, outra coisa e´ outra coisa. O que isso significa? Significa que, por mais favorita que seja uma equipe, ha´ sempre o impondera´vel que muda resultados previstos.

O aspecto emocional e´ fundamental no confronto de Davi contra Golias. Às vezes, o time superior esbarra no psicolo´gico dos jogadores, a bola pega fogo nos pe´s deles e o jogo na~o rende. Da outra parte, sabe-se da inferioridade, se reconhece que o adversa´rio e´ melhor e, por isso, acaba jogando como franco atirador.

O mais provável e´ que o Brasil vença a Costa Rica. Mas como diz outro filo´sofo: o jogo so´ acaba quando termina. Por isso Neymar precisa ter conscie^ncia que na~o deve abusar da individualidade, Tite tem de trabalhar mais a cabec¸a do que a te´cnica dos seus pupilos e os jogadores – por exemplo, Marcelo –, tera~o de entender que a frase e´ batida, mas cabe agora perfeitamente: todos tera~o de colocar o corac¸a~o na ponta da chuteira.

Sensação

Muitas sa~o as boas noti´cias desta Copa do Mundo. Todas as opinio~es devem ser respeitadas. Mas uma coisa e´ inquestiona´vel: a Ru´ssia, que tem um time fraco, foi bambamba~ contra Ara´bia Saudita e Egito. E algue´m podera´ dizer: mas os anfitrio~es bateram em be^bados. Mas na~o e´ fa´cil marcar oito gols em duas partidas de Mundial.

Imagino que os russos na~o va~o muito longe. Mas me curvo a essa surpresa que colocou fogo nesse pai´s maravilhoso. Nem os pro´prios russos acreditavam que teriam essa performance.

Bambamba~

O nome da Copa poderia ser Neymar. Mas o presti´gio do brasileiro esta´ abaixo de qualquer coisa. Aqui na Ru´ssia so´ se fala em Cristiano Ronaldo. O portugue^s ja´ marcou quatro gols, esta´ carregando seu time nas costas e podera´ sair daqui ainda mais consagrado.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;