Esportes Titulo Surpreendente
Senegal passa pela Polônia e dá passo para repetir 2002

Time é o primeiro africano a vencer na Rússia e vaga nas oitavas de final pode virar realidade

Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
20/06/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Sensação da Copa de 2002, quando chegou às quartas de final, Senegal voltou ao Mundial em grande estilo. Com futebol consistente, baseado na velocidade e na intensidade, a equipe africana dominou a previsível Polônia e venceu por 2 a 1, ontem, no Estádio do Spartak, em Moscou.
Esta foi a primeira e única vitória de uma equipe africana até agora na Copa. O resultado colocou Senegal na liderança do Grupo H, ao lado do Japão, que mais cedo também fez 2 a 1 na Colômbia.

Na véspera do jogo, o técnico senegalês Aliou Cissé havia dito que o time não tinha ido à Rússia a passeio. E disse mais: “Tenho certeza que um time africano, um dia, vai vencer a Copa do Mundo.”

Claro que a vitória não eleva Senegal ao grupo de favoritos, até porque, com exceção de Sadio Mané, tecnicamente o time deixa muito a desejar e venceu aproveitando falhas dos poloneses – primeiro gol foi contra do brasileiro naturalizado Thiago Cionek e o segundo, de Niang, em desatenção generalizada da zaga.

De qualquer forma, Senegal soube neutralizar Lewandowski, um dos melhores atacantes do mundo, e não deu chances ao restante do ataque polonês, que cansou de errar passes e não tinha nenhuma criatividade. Ainda assim, a defesa da equipe africana falhou no posicionamento de bola parada que gerou gol de cabeça de Krychowiak, quase no fim da partida.

Se vai realizar a profecia de Cissé ainda é difícil afirmar, mas a vitória embalou os senegaleses, que deram passo gigantesco rumo à classificação e para repetir a histórica campanha de 2002.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;