Turismo Titulo Croácia
3 DIAS EM DUBROVNIK
Maria Beatriz Vaccari
Do Rota de Férias
19/06/2018 | 16:48
Compartilhar notícia


1 º dia

Mapa da sua rota

O que fazer em Dubrovnik, na Croácia

Dubrovnik medieval

  • Já que existem tão poucas muralhas completas na Europa, aproveite para fazer esse programa obrigatório em Dubrovnik. De manhã cedo e ao fim da tarde são os horários mais vazios, e assim também é possível já se situar na cidade. Uma das entradas fica logo depois do portão Pile, diante uma ponte levadiça. Entre e saia por ela.
  • Após clicar todos os pontos mais belos de Dubrovnik do alto, desça para ver de perto o calçadão de mármore polido na cidade antiga e os palácios em estado de conservação inacreditável. Compre um gelatto italiano em uma das várias sorveterias para lhe acompanhar no passeio.
  • Ainda na cidade antiga, retorne ao portão Pile — perto dele, visite o museu do monastério franciscano cuja construção data do século 14. O ponto alto do prédio são os dois claustros, um estilo renascentista e outro em estilo romanesco e gótico.
  • Pelo museu também se tem acesso à antiga farmácia — de acordo com registros históricos, em funcionamento há mais de sete séculos.
  • Procure um café ou restaurante perto de um dos píeres da cidade antiga para ver o pôr do sol no Adriático.
* Todos os roteiros indicados foram visitados pela equipe de reportagem do Rota de Férias.
2 º dia

Mapa da sua rota

O que fazer em Dubrovnik, na Croácia

Sossego na ilha de Lokrum

  • No verão, há balsas a cada meia hora saindo do porto da cidade antiga para uma ilha coberta de pinheiros, azinheiras e oliveiras, repleta de prainhas onde é fácil ter a impressão de que se está só na ilha. Só cuidado para não perder o horário do último barco: não há acomodações por ali.
  • O ponto principal da ilha são as ruínas do monastério beneditino, construído em partes do século 11 ao 15. Reza a lenda que, quando os monges foram obrigados a deixar Lokrum por ordem de um general francês, amaldiçoaram a ilha — não faltam histórias trágicas relacionadas a Lokrum, e a sangrenta série “Game of Thrones” já usou as ruínas como cenário.
  • Outro ponto popular em Lokrum é a lagoa salgada batizada de Mar Morto. Como algumas das praias ao redor da ilha têm ondas e correnteza forte, o tal Mar Morto é um bom ponto para nadar.
  • No século 19, um arquiduque austríaco comprou a ilha e importou para lá os únicos habitantes de Lokrum: cerca de 150 pavões. O nobre também instalou um jardim botânico com mais de 500 espécies, e cerca de 200 tipos de suculentas que vivem numa estufa.
  • Depois de passar pelos pontos principais da ilha, escolha uma pedra para chamar de sua (não há praias de areia na ilha) e curta o sol do verão. Há uma praia de nudismo em Lokrum também, a quem quiser se livrar das marcas de bronzeado.
* Todos os roteiros indicados foram visitados pela equipe de reportagem do Rota de Férias.
3 º dia

Mapa da sua rota

O que fazer em Dubrovnik, na Croácia

Lapad e suas prainhas

  • Nos últimos anos, com a recente popularidade de Dubrovnik, a península de Babin Kuk, especialmente o bairro de Lapad, começou a crescer na preferência dos turistas por que é pertinho do centro, com suas próprias praias e calçadão que lembra os balneários brasileiros. Uma trilha cercada de verde leva de praia em praia, todas de pedrinhas.
  • Escolha seu cantinho mas não deixe de conhecer a Copacabana croata. A praia é uma das mais movimentadas da região, dá vista para a ponte pênsil da cidade e também para a ilha de Daksa.
  • No fim de tarde, o calçadão de Lapad — Šetalište kralja Zvonimira —, repleto de restaurantes e lojinhas fica repleto de turistas. Caminhe até o final para encontrar o bar de vinhos More, parte dentro de uma caverna e parte ao ar livre.

Na hora de montar um roteiro em Dubrovnik, consulte também o site oficial de turismo da cidade.

ROTEIROS E ASSUNTOS RELACIONADOS

* Todos os roteiros indicados foram visitados pela equipe de reportagem do Rota de Férias.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;