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Loja extrapola prazo de entrega em três meses e não monta móveis

Arquivo Pessoal Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Caroline Garcia

21/06/2018 | 08:07


Na espera dos móveis para enfim morar com o parceiro, a farmacêutica Evellyn Aparecida Gomes dos Santos, de 30 anos, vive um dilema com a loja Mais Planejados, em Santo André.

Em dezembro do ano passado, Evellyn e o noivo Jefferson Molino fecharam contrato para a aquisição da cozinha e do quarto planejados no valor de R$ 7 mil. A entrega seria dali a 40 dias. “Só que passou o prazo e ninguém deu satisfação. Fomos até a loja, ligamos no celular do dono e não tivemos sucesso. Um dia, por sorte, ele atendeu minha ligação e me mandou fotos dos móveis e marcou a data de entrega. No fim, foram cinco agendamentos de entrega e ele não compareceu em nenhum. Perdi, inclusive, dias de trabalho por causa disso”, conta a moradora de Santo André.

No dia 3 de maio, os móveis, enfim, foram entregues. No entanto, um novo problema: vieram sem as portas, com riscos e problemas nas gavetas. “Ligamos novamente e nos prometeram que na montagem, que seria na segunda-feira, dia 7 de maio, eles trariam as portas. Só que ninguém apareceu e desde então o proprietário da loja só remarca a visita. Não sei o que eu faço. Tenho quase certeza que a empresa fechou.” A farmacêutica cogita até pagar um marceneiro por conta. “A gente não muda por causa disso e não aguento mais esperar por eles.”

Procurado, o proprietário da loja Mais Planejados, Carlos Prudencio, afirmou que o atraso na entrega foi devido a um vazamento de água no qual o fez perder a produção. “Até o dia 29 de maio mandarei dois montadores para finalizar os trabalhos.” No entanto, o prazo novamente passou e ele não cumpriu com o que prometeu à reportagem. “Eu e meu noivo decidimos ter o dinheiro de volta do que ficar nessa palhaçada de falar que vai montar e nunca vem. Estou cansada e desanimada. Até remédio para ansiedade estou tomando devido à raiva que estou passando.”

Prudencio foi novamente procurado e dessa vez disse que a greve dos caminhoneiros que se iniciou no dia 21 de maio e a consequente a falta de combustível prejudicaram a logística da entrega e montagem. Aliado a isso, informou que a marcenaria está sendo transferida de São Bernardo para Santo André. Ele afirmou que o novo prazo seria “sem falta” até o início de julho.

De acordo com o Procon, ao ocorrer um descumprimento do prazo de entrega, Evellyn, se quisesse, já poderia ter solicitado o cancelamento da compra. Sobre as avarias nos móveis, a consumidora tem o direito de pedir a substituição.

“Caso o móvel entregue apresente problemas de qualidade ou quantidade, que o torne impróprio ou inadequado ao consumo, ou deprecie seu valor no mercado, o fornecedor terá prazo de 30 dias para resolver o problema. Se o prazo de 30 dias for esgotado e as partes não entrarem em acordo sobre a solução do problema, é direito do consumidor exigir a substituição do produto por outro da mesma espécie, a restituição da quantia paga, atualizada monetariamente, ou o abatimento proporcional do preço pago inicialmente”, afirmou o órgão.

Caso se confirme a suspeita de que a loja tenha falido ou encerrado as atividades, o Procon orienta a moradora a procurar saber se há algum processo em andamento. “Caso seja de falência deverá constituir um advogado para se habilitar na massa falida. Se por ventura a loja fechou as portas, poderá desconstituir a pessoa jurídica para ingressar contra a pessoa física.”



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