Fechar
Publicidade

Terça-Feira, 18 de Junho

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Tecnologia

tecnologia@dgabc.com.br | 4435-8301


Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Estas dicas avançadas vão te ajudar a fazer pesquisas melhores no Google

Marcella Blass

31/05/2018 | 09:18


O Google é indiscutivelmente a ferramenta de pesquisa mais popular do mundo. Por meio dele é possível encontrar todo tipo de informação e sanar boa parte das dúvidas do dia a dia acadêmico, profissional e pessoal. E apesar de ser muito simples de obter resultados no buscador, é possível usar uma série de macetes para usá-lo de forma muito mais efetiva e personalizada.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Dicas para pesquisar no Google

Uma dica básica, como usar termos simples e curtos nas pesquisas, pode te ajudar a obter resultados mais abrangentes e mais opções de conteúdo. Vale lembrar que você não precisa se preocupar com a ortografia, pois o Google vai compreender sua pesquisa e corrigi-la para a escrita mais comum da palavra. Letras maiúsculas e pontuação também não devem ser motivos de estresse, pois elas não interferem na aparição dos resultados.

Outro truque mais específico pode te ajudar a pesquisar por frases e palavras em uma ordem específica. Nesse caso, basta fazer a pesquisa entre aspas – lembrando que ela excluirá qualquer resultado minimamente distinto do que foi buscado. Já se quiser ignorar determinados resultados relacionados à pesquisa, adicione o sinal de “-” antes do termo que deseja ignorar. Por exemplo, se pretende pesquisar receitas de geleia de qualquer sabor que não seja de uva, use receita de geleia -uva.

O Google ainda oferece uma página de pesquisas avançadas na qual você pode personalizar diversos aspectos da sua busca para deixá-la muito mais assertiva. Na área em questão, será possível preencher campos para definir palavras mais relevantes e sem relevância, idioma, região, se a pesquisa será na web toda ou em um site específico, ativar a filtragem de conteúdo sexualmente explícito e muito mais. Caso você não tenha o link do macete em mãos, no rodapé da página inicial do buscador, basta clicar em “Configurações” e depois em “Pesquisa avançada”.

A pesquisa avançada também está disponível no Google News, a plataforma de notícias da empresa. Para usá-la, passe o mouse sobre a barra de pesquisa e clique na setinha para baixo. A aba “Encontrar notícias que tenham…” vai aparece e você poderá, além de priorizar e ignorar palavras, definir a fonte da notícia, a região onde foi publicada e um período de tempo no qual a busca deve acontecer.

A empresa também mantém uma página dedicada a todas as dicas e truques que otimizam o uso do buscador. Você pode acessá-la clicando aqui.

Leia mais
Relembre os principais Doodles feitos pelo Google Brasil
15 easter eggs do Google que vão deixar seu dia mais animado
Descubra (e baixe) tudo o que o Google sabe sobre você

Aproveite e confira 25 das pesquisas mais curiosas feitas no Google:

 
 

<
>

Ao acessar você concorda com a nossa Política de Privacidade.


Para continuar, faça o seu login:


  • Aceito receber novidades e ofertas do Diário do Grande ABC e parceiros por
    correio eletrônico, mala direta, SMS ou outros meios de comunicação.


Ou acesse todo o conteúdo de forma ilimitada:

Veja como ter acesso a todo o conteúdo de forma ilimitada:

Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;