Fechar
Publicidade

Sexta-Feira, 17 de Agosto

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Setecidades

setecidades@dgabc.com.br | 4435-8319

Igreja celebra Corpus Christi com tapetes

Nario Barbosa  Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Atividades se concentram em pelo menos quatro cidades; data marca instituição da eucaristia


Bianca Barbosa

31/05/2018 | 07:00


Uma das festas mais importantes da Igreja Católica é realizada hoje, com programação extensa. Trata-se de Corpus Christi, feriado usado para celebrar o corpo e sangue de Cristo com os tradicionais tapetes coloridos pelas vias públicas. 

Padre Alex Daniel da Silva, do santuário de Santo Expedito, em Mauá, explica que trata-se de solenidade sobre a simbologia do corpo e sangue de Jesus Cristo, celebrada 60 dias após a Páscoa. “Ela retrata o verdadeiro significado da missa, que é a eucaristia”, diz.

A eucaristia foi oficialmente instituída por Urbano IV, com publicação da bula Transiturus, em 8 de setembro de 1264. Segundo o padre Alex, o sacerdote teve a ideia de simbolizar pão e vinho como o corpo e sangue de cristo. “Esse santíssimo corpo e sangue de cristo, pregado por todos nós, é o alimento descido do céu, que fortifica a alma. É a nossa eucaristia, parte da vida divina unida a Cristo. É o banquete da eternidade.”

Em Ribeirão Pires, a programação do feriado será realizada pela Paróquia Santa Luzia. Integrantes das comunidades católicas iniciaram ontem a confecção do tapete para a procissão em toda a extensão da Rua Padre Marcos Simoni – Centro (confira na arte acima). Há ainda atividades em Santo André, inclusive com a presença do bispo diocesano dom Pedro Cipollini, São Bernardo e Mauá. 

“Essa celebração lembra a caminhada do povo de Deus em busca da terra prometida. Da mesma forma que nosso organismo tem necessidade física de alimento, nosso corpo espiritual tem sede e fome de Deus vivo dentro de nós”, considera o padre. 



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados