Internacional Titulo Missão diplomática
Paraguai inaugura embaixada em Jerusalém, seguindo decisão de EUA e Guatemala
Por
21/05/2018 | 10:38
Compartilhar notícia


O Paraguai abriu sua nova embaixada em Jerusalém nesta segunda-feira, 21, seguindo os passos de Estados Unidos e Guatemala e se tornando o terceiro país a transferir sua missão diplomática em Israel de Tel-Aviv para Jerusalém. Honduras, Romênia e República Checa já afirmaram que consideram tomar a mesma decisão.

O anúncio de mudança do endereço da embaixada americana para Jerusalém pelo presidente Donald Trump em dezembro foi bem recebido pelo governo israelense, mas enfureceu os palestinos, que afirmam que Israel anexou Jerusalém Oriental - que seria a futura capital palestina - a seu território.

A inauguração da embaixada na semana passada acrescentou mais combustível aos protestos semanais na Faixa de Gaza, que pedem o direito de retorno a Israel e a retirada de um bloqueio que já completa uma década. Os protestos atingiram um pico de violência na segunda-feira passada, quando forças israelenses mataram mais de 60 palestinos durante os confrontos próximos da fronteira.

O novo endereço da embaixada norte-americana, no entanto, também levou novos atores a se posicionarem em apoio a Israel, como o caso do Paraguai.

O primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, se manifestou durante a cerimônia de inauguração da nova representação paraguaia, afirmando que o evento marca "um grande dia para Israel e um grande dia para o Paraguai". Fonte: Associated Press




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;