Palavra do Leitor Titulo Artigo
Hoje, Dia do Vidraceiro
Do Diário do Grande ABC
18/05/2018 | 11:56
Compartilhar notícia


Artigo

Responsável pela projeção e execução de corte, lapidação, furação e a instalação do vidro comum ou temperado nos mais diversos ambientes, o vidraceiro tem o seu dia celebrado hoje. Quando atua na construção civil, o especialista realiza a instalação do vidro na fase final do acabamento da obra, justamente para evitar riscos de danos aos produtos e até mesmo aos demais materiais nos ambientes.

Agora fica a pergunta: para a realização desse serviço é necessária ou não bela combinação de talento e técnica? Com certeza, sim. Por isso são tão importantes a capacitação e a atualização de quem trabalha nessa área constantemente. Afinal, novos equipamentos e tecnologias surgem a todo momento e podem aumentar a produtividade do profissional.

E produtividade é tudo o que esses especialistas precisam, uma vez que há leque enorme de atuação para os vidraceiros, com novos mercados que vão desde a vidraçaria até o setor automotivo, por exemplo. Devido às altas exigências do setor, cada vez mais é necessário realizar treinamentos e capacitações, não somente para buscar o aperfeiçoamento, mas, também, para estar atento às novidades, aos modelos de ferramentas que podem ser usadas no dia a dia do trabalho e também para fazer a melhor escolha de equipamentos e saber utilizá-los.

Dentro desse universo de ferramentas, algumas dicas práticas são bem importantes, como, por exemplo, quando o especialista utiliza a broca para furar vidro: sempre recomendo que o vidro fique preso com grampo rápido, assim, é possível evitar vibrações que possam trincá-lo. O ideal é usar furadeira de bancada, com rotação baixa e pouca pressão de avanço.

Ao fazer o furo, é preciso broca de menor diâmetro e, depois, com a espessura desejada. Não é necessário fazer a refrigeração com água. Ao terminar, aspirador de pó é usado para sugar os resíduos que ficaram.

Vale destacar ainda que, além das brocas, outras ferramentas são importantes para o trabalho do vidraceiro, como trenas, alicates, rebitadores, arcos de serra, grampos, níveis, esquadros, luvas, malas para armazenagem dos equipamentos – afinal de contas, guardar corretamente as ferramentas ajuda bastante na produtividade –, cinturão de ferramentas, entre outros equipamentos.

Estar ciente dessas orientações é importante para o dia a dia de trabalho do vidraceiro, pois ele precisa estar atento a vários fatores que possam interferir na sua rotina, afinal, aquilo que parece um detalhe pode, na verdade, fazer toda a diferença quando o assunto é produtividade e qualidade no manejo dos vidros. Parabéns a todos os vidraceiros!

Dermival Poçan é coordenador técnico de produto da empresa Irwin.

Palavra do leitor

60 anos – 1
Parabéns pelos 60 anos, grande Diário. Não arredo pé antes de saber as notícias da região por meio deste Diário. E tenho carinho especial à coluna Memória, do escritor, memorialista, arqueólogo, juiz de paz e jornalista Ademir Medici. Saudações a todos.
José Carlos Soares de Oliveira
São Bernardo

60 anos – 2
Parabéns ao nosso querido Diário! Sessenta anos não são 60 dias! História viva da nossa região. Elogiado, criticado, vilipendiado e tantas vezes exaltado, o Diário é nosso registro de tantas histórias e da história de nossos personagens. Parabéns às bodas de diamante! Espero que venham mais e mais aniversários.
José Eduardo Zago, diretor social da Associação Atlética Industrial e um dos vice-presidentes da Aciam

SOS Bairros
A coluna SOS Bairros (Setecidades) deveria ser diária e retratar todos os problemas das cidades, que não são poucos, tornando-se canal de comunicação da população com as prefeituras da região e motivando-as para a regularização destes. Cito como exemplo o caso do semáforo para pedestres existente na Avenida Rotary, altura do Center Castilho, em São Bernardo, que está mal posicionado, pois encontra-se instalado na saída de veículos do shopping ao invés de ter sido instalado na entrada e saída de pedestres do centro de compras, ou seja, 100 metros adiante. Então, o que se vê são as pessoas atravessando no meio dos carros, tanto de um lado como do outro, para alcançar o ponto de ônibus, pois a maioria não se dispõe a andar até o local correto, correndo risco de vida.
Wilson Luiz Cordeiro
São Bernardo

Preocupante
Transparência, diálogo e democracia são conceitos importantes e caros na nossa sociedade. Uma das ações mais básicas para transparência é a divulgação pública das agendas dos gestores. Algo, aliás, previsto na legislação. Para alguns, ação menos importante, mas é justamente a divulgação da agenda que garante o mínimo de transparência em uma gestão. A partir dela se dá o conhecimento à sociedade sobre os atos realizados, quem o gestor recebe, onde ele vai quando está fora do gabinete e os motivos da agenda realizada. Então, onde estaria o prefeito de São Bernardo? Conversas dão conta de que ele teria ido ‘ali’. Esse ‘ali’ seria na Itália. Seria verdade? A cidade já está sem vice, que se mandou e é pré-candidato a deputado. Quanto ao presidente da Câmara, nada sabemos. Afinal, não vimos nenhum ato oficial. Portanto, a cidade estaria sem comando. É isso?
Luizinho Fernandes
São Bernardo

Varrição
Há mais ou menos dois meses não é feito o serviço de varrição das ruas no Jardim do Mar, em São Bernardo. Solicito ao prefeito Orlando Morando providências para normalização da atividade.
Fernando Ramalho
São Bernardo

Ovos estranhos
O ex-presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) José Maria Marin está preso nos Estados Unidos por corrupção em contratos desta entidade brasileira do futebol. Ricardo Teixeira e Marco Polo Del Nero são foragidos do FBI e poderão ser presos se deixarem o Brasil, pelo mesmo motivo de Marin. Há rede de televisão, que prejudica os interesses dos clubes, com a conivência da CBF e das federações estaduais de futebol, que mantém monopólio de contratos sobre o futebol há décadas. Quando será que a Lava Jato chegará ao canal do ‘plim-plim’ para apurar se realmente há ovos estranhos nesse ninho? Eu desconfio que alguma gaviã, disfarçada de pomba da paz, botou ovo nesse ninho sob os olhares complacentes da Justiça brasileira.
Benone Augusto de Paiva
Capital

Mais 400?
Enquanto nós, cidadãos brasileiros, estamos ralando atrás do nosso sustento, pagando impostos escorchantes para sustentar a máquina pública e reclamando que o Congresso Nacional está à toa, eis que descobrimos que a situação é pior. As excelências reunidas na Câmara dos Deputados se aproveitam da nossa aparente distração e tentam votar legislação que favorecerá a farra da criação de até mais 400 municípios no Brasil. Onde estão com a cabeça os deputados? Criando mais despesas? Criando mais municípios que já nascerão falidos? Deveriam estar estudando era a reunificação de vários que se emanciparam e só dão prejuízo, vivendo do Fundo de Participação dos Municípios e ampliando o leque de corrupção pelo Brasil.
Marco Antonio Esteves Balbi
Rio de Janeiro 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;