Fechar
Publicidade

Domingo, 16 de Junho

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Tecnologia

tecnologia@dgabc.com.br | 4435-8301


Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Você ouve Yanny ou Laurel? Conheça a nova polêmica no estilo “vestido azul ou dourado”

Marcella Blass

16/05/2018 | 18:18


Você se lembra da polêmica do “vestido azul ou dourado”? Pois a internet tem um novo dilema, agora em som. No começo da semana, um áudio com uma voz robótica começou a circular online perguntando “O que você ouve?”, seguido das opções “Yanny” e “Laurel”. Foi o bastante para os internautas ficarem eufóricos com esse novo mistério.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Para refrescar a sua memória, em fevereiro de 2015 sugiu no Twitter um post com a questão: “Este vestido é banco e dourado ou azul e preto?”. A rede social se dividiu em dois times, #BrancoEDourado e #PretoeAzul.

Para colocar um ponto final à dúvida, a Wired entrevistou um neurocientista que explicou que tudo estava relacionado à maneira como o cérebro interpreta a luz. Nesse caso, a tentativa do órgão em compensar a variação cromática da peça foi a responsável por fazer com que as pessoas vissem o vestido de maneira diferente. No fim, o modelo era mesmo azul e preto.

Escute e entenda

What do you hear?! Yanny or Laurel pic.twitter.com/jvHhCbMc8I

— Cloe Feldman (@CloeCouture) May 15, 2018

Também não demorou muito para o mistério do áudio ser revelado. Um usuário do Fórum Reddit explicou que, na verdade, o áudio contém as duas palavras em frequências graves.

O cérebro não consegue processar ambas ao mesmo tempo, então ele seleciona uma para prevalecer. Para ilustrar a situação, o site Business Insider fez um vídeo explicando como os áudios se sobrepõem (apesar de que, como expõem os comentários do vídeo, quem escuta “Laurel” continua a ter dificuldade para ouvir “Yanny”). Veja:

Leia mais: 
Algumas pessoas conseguem escutar este GIF silencioso. Você sabe o motivo?
Conheça 10 tecnologias que não são apenas invenções de Black Mirror
Apague as luzes e confira 5 curtas de terror que são clássicos no YouTube

Se divertiu com o áudio? Aproveite para mandar para seus amigos e também confira nossa galeria com imagens engraçadas para enviar via WhatsApp.

 
 

<
>

Ao acessar você concorda com a nossa Política de Privacidade.


Para continuar, faça o seu login:


  • Aceito receber novidades e ofertas do Diário do Grande ABC e parceiros por
    correio eletrônico, mala direta, SMS ou outros meios de comunicação.


Ou acesse todo o conteúdo de forma ilimitada:

Veja como ter acesso a todo o conteúdo de forma ilimitada:

Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;